A Xiaomi apresentou nesta sexta-feira (29) o Mi Air Charge, uma nova forma de carregamento sem fio inovadora para celulares. De acordo com o post de divulgação no Twitter oficial da marca, o objetivo é oferecer a possibilidade de carregar vários dispositivos ao mesmo tempo em diferentes cômodos da casa.

“Temos o prazer de apresentar a você a tecnologia de carregamento remoto – Mi Air Charge! Carregue vários dispositivos simultaneamente enquanto joga, anda, sem amarras. Outro salto gigante na tecnologia de carregamento sem fio!”, diz a postagem.

publicidade

Diferente dos carregadores sem fio à venda no varejo, a tecnologia desenvolvida pela Xiaomi dispensa a proximidade ou o contato direto dos aparelhos com a base de energia, funcionando basicamente por indução.

A fabricante chinesa garante que o Mi Air Charge pode transmitir 5 watts de energia para um único dispositivo no raio de alcance da base de carregamento.

publicidade

Xiaomi Mi Air Charge: Como funciona?

A estação de energia é composta por um conjunto de cinco antenas, responsáveis por determinar em tempo real a distância dos dispositivos da base. Após localizar um aparelho com sucesso, o carregador transmite ondas de energia elétrica por feixes magnéticos.

Uma limitação é que, para funcionar, os celulares precisam de uma antena especial desenvolvida pela Xiaomi capaz de converter as ondas eletromagnéticas emitidas pelo carregador em energia elétrica.

publicidade

De acordo com a companhia, obstáculos físicos como paredes não reduzem a eficiência do carregamento.

No futuro, a Xiaomi pretende incluir a compatibilidade com a tecnologia em pulseiras como a Mi Band, relógios inteligentes, além de outros acessórios que fazem parte de sua linha de produtos, como caixas de som portáteis e luminárias. Tudo para oferecer aos fãs da marca “uma experiência totalmente livre de cabos”.

publicidade

Por ora, a tecnologia foi mostrada apenas no vídeo acima, e ainda não existe expectativa de quando a novidade estará pronta para o mercado.

Fonte: Xiaomi, XDA Developers