Hyundai está preocupada com carro da Apple e não quer ‘virar uma Foxconn’

De acordo com executivos da empresa, há uma preocupação interna na Hyundai sobre produzir os supostos carros elétricos da Apple
Por Wellington Arruda, editado por Flávio Pinto 31/01/2021 16h51, atualizada em 01/02/2021 08h06
Captura-de-Tela-2021-01-31-às-16.43.58-1920x1080
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Depois de afirmar no início do mês que estaria em negociações com a Apple, executivos da Hyundai agora se mostram preocupados com a possível parceria entre as empresas. Segundo publicação da Reuters, eles estão divididos sobre o acordo.

Rumores de que a Apple estaria produzindo um veículo elétrico têm sido divulgados aos montes nos últimos anos. Até agora, no entanto, a companhia nunca confirmou se estaria ou não trabalhando para concorrer também neste mercado. Ela também não confirmou se está negociando com a Hyundai na fabricação dos veículos.

Um executivo da montadora disse que o grupo está “agonizando sobre como fazer isso, se é bom ou não”. Em tese, a Hyundai se transformaria numa espécie de terceirizada da Apple. De acordo com a fonte, que não quis ser identificada, as conversas entre as duas empresas começaram em 2018, quando o “Projeto Titan” foi vazado.

O que teria impedido o progresso do acordo, porém, foi a relutância da Hyundai em trabalhar com terceiros. “É realmente difícil [para a Hyundai] se abrir”, disse a fonte. “A Apple é o chefe. Eles fazem o marketing, os seus produtos, sua marca. Mas a Hyundai também é o chefe. Isso realmente não funciona”, disse.

Medo de ‘virar uma Foxconn’

carro da apple
Hyundai, segundo fonte da Reuters, poderia até substituir alguns executivos para evitar um conflito cultural com a Apple. Imagem: Shutterstock/Reprodução

Uma segunda fonte ligada ao assunto informou que a Apple gostaria que os carros fossem produzidos nos Estados Unidos. Provisoriamente, a montadora “gostaria” que a Kia fosse parceira da Apple, e não da Hyundai Motor Company.

O medo é de que a empresa se torne uma espécie de Foxconn para a Apple. “Empresas de tecnologia como Google e Apple querem que sejamos como a Foxconn”, disse um executivo, relacionando a fabricação de celulares.

“O grupo está preocupado que a marca Hyundai se torne apenas um fabricante contratado da Apple, o que não ajudaria a Hyundai em seu esforço para construir uma imagem mais premium”, diz a fonte. A Kia, por sua vez, poderia fabricar os veículos da Apple na planta da Geórgia, EUA.

Fonte: Reuters

Redator(a)

Wellington Arruda é redator(a) no Olhar Digital

Redator(a)

Flávio Pinto é redator(a) no Olhar Digital