O CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, afirmou em entrevista ao app Clubhouse que seus filhos são educados “à base de YouTube e Reddit”. Ele é pai de seis crianças, cinco delas em idade escolar, e defende que a educação seja mais divertida, “como um videogame”, para conseguir mais engajamento do aluno.

“Acho que meus filhos são mais educados pelo YouTube e pelo Reddit”, diz. “Eu acho que também houve algumas lições, mas a julgar pelo tempo que eles passam online, me parece que a maior parte de sua educação vem da internet.”

publicidade
elon musk youtube reddit
Musk em maio de 2020, com o filho caçula no colo. Imagem: Elon Musk/Twitter

Educar os filhos via YouTube e Reddit não é tão inesperado para o bilionário. Seus cinco filhos em idade escolar estão matriculados na Ad Astra, escola que ele cofundou em 2014.

A instituição é conhecida por não usar notas, mas ensinar conceitos como inteligência artificial, ciências aplicadas e programação. A escola não tem aulas de educação física e idiomas estrangeiros — Musk acredita que softwares de tradução simultânea tornarão essa disciplina obsoleta.

Segundo uma documentação mostrada pelo site Ars Technica em 2018, a Ad Astra tem algo entre 40 e 60 alunos. Além dos filhos de Musk, vários funcionários da SpaceX e da Tesla estão matriculados nas disciplinas previstas no currículo da escola.

Vale lembrar que Musk, que se formou em ciências e artes pela Universidade da Pensilvânia em 1997, é opositor do modelo tradicional de educação. No passado, ele se referiu às universidades em geral como “tarefas irritantes para levar para casa”. Para ele, “faculdades são basicamente para se divertir e provar que você consegue fazer tarefas, mas elas não servem para aprender”.

Atualmente, Musk tem gêmeos de 17 anos (ou seja, quase em idade para a universidade — ou não), trigêmeos com 15 anos e o pequeno X AE A-XII (sim, é sério), nascido em maio de 2020.

Fonte: Business Insider