Foto de 425 MP mostra a Starship SN9 em detalhes

Por Rafael Rigues, editado por Flávio Pinto 01/02/2021 10h12, atualizada em 01/02/2021 10h47
SpaceX Starship SN8 na plataforma de lançamento
Lançamento da Starship deve ser adiada mais uma vez em razão dos atrasos na conclusão da avaliação ambiental da Starbase pela FAA. Imagem: SpaceX
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Se você sempre sonhou chegar “bem pertinho” de um foguete, essa é uma boa oportunidade: o fotógrafo Trevor Mahlmann, que cobre o lançamento de foguetes para o site de tecnologia Ars Technica, está oferecendo em seu site um panorama de 425 Megapixels da Starship SN9, mais recente protótipo da espaçonave que a SpaceX pretende usar para um dia colonizar Marte.

A foto, com resolução de 33.597 x 12.651 pixels, foi feita na última quarta-feira (27) durante os preparativos para o primeiro voo de testes da SN9, que deve acontecer em breve. O nível de detalhes é tanto que é possível ver cabos, marcas de solda, rebites e mensagens escritas à mão pela equipe que montou o foguete, identificando as peças.

A imagem chamou a atenção de Elon Musk, CEO da SpaceX, que afirmou que “grandes melhorias estéticas estão a caminho”.

Infelizmente, para baixar a imagem na resolução original é necessário ser membro do site do fotógrafo no Patreon, o que custa US$ 15 mensais. Também é possível comprar cópias impressas, em tamanhos que vão até 30 x 90 cm.

Starship SN9

A Starship SN9 está sendo preparada para um voo teste a 12,5 km de altitude, que pode acontecer ainda nesta segunda-feira (1). O protótipo é basicamente idêntico ao SN8, que em 10 de dezembro fez um voo “quase perfeito”: ele decolou, chegou à altitude desejada, realizou algumas manobras de teste, deu uma “cambalhota” em pleno ar e manobrou até o local de pouso, como planejado.

O único “detalhe” foi que ele explodiu no momento do pouso. A causa foi uma falha de pressurização em um dos tanques de combustível, que reduziu a potência dos foguetes que desaceleram a espaçonave antes que ela toque no solo.

Quase ao lado da SN9, a SpaceX está completando a montagem e testes de outro protótipo, o SN10. Novamente, o design é quase idêntico ao SN8. Grandes mudanças só são esperadas para o protótipo SN15.

A Starship é atualmente a prioridade máxima da SpaceX e seu fundador e CEO, Elon Musk, está “altamente confiante” que sua empresa irá usá-la para levar pessoas a Marte em 2026 ou até antes.

“Em 2024, se tivermos sorte”, completou o empresário, em entrevista durante o Axel Springer Award. Musk ainda expressou seu desejo de realizar uma viagem interplanetária e morrer em Marte. “Só não no impacto”, brincou.

Redator(a)

Rafael Rigues é redator(a) no Olhar Digital

Redator(a)

Flávio Pinto é redator(a) no Olhar Digital