A Boston Dynamics anunciou nesta terça-feira (2) uma expansão na linha de produtos relacionados ao cão-robô Spot. As novidades incluem uma versão com carregamento automático, um software para operações remotas baseado em web e um novo braço robótico.

“Desde o primeiro lançamento do Spot, trabalhamos em estreita colaboração com nossos clientes para identificar como o robô poderia oferecer um melhor suporte a suas operações críticas”, afirma o CEO da Boston Dynamics, Robert Playter. De acordo com a empresa, mais de 400 unidades já foram vendidas.

publicidade

Scout é o software baseado em web que a Boston Dynamics está implementando aos Spot para permitir que os operadores possam controlar os robôs a partir de um ambiente virtual. A plataforma suporta a execução de missões autônomas pré-programadas ou controle manual em tempo real.

Essa autonomia é uma característica-chave do Spot, que ganhou ainda uma versão com recursos de carregamento automático e um dock. Dessa maneira, o robô pode realizar tarefas de inspeção mais longas e missões de coleta de dados com pouca ou nenhuma interação humana. O Spot Enterprise conta com hardware atualizado para melhorar a segurança e a comunicação em ambientes remotos.

A ideia da Boston Dynamics é oferecer uma solução pronta para uso em ambientes intensivos, combinando o Spot Enterprise com o controle removo via web e acessórios de imagem térmica e infravermelha. “Nossos clientes desejam coleta de dados confiável em locais de trabalho remotos, perigosos e dinâmicos. Desenvolvemos os novos produtos Spot com essas necessidades em mente”, afirma o CEO da empresa.

A Boston Dynamics também está lançando o Spot Arm, um braço robótico extra que pode operar por meio de ações semiautônomas ou controle à distância. De acordo com o fabricante, o acessório consegue agarrar, levantar, carregar, colocar ou arrastar uma grande variedade de objetos.

“Ele também é capaz de manipular objetos com movimento restrito e pode abrir e fechar válvulas, puxar alavancas e girar alças e botões em coordenação com seu corpo para abrir portas”, explica a empresa.

O modelo básico do Spot custa US$ 74,5 mil (R$ 399 mil pela cotação atual). A Boston Dynamics não divulgou o preço do Enterprise, do Scout ou do Spot Arm – para adquiri-los, é necessário entrar em contato com a empresa.