O Pornhub anunciou na última terça-feira (2) um sistema de verificação biométrica para os usuários que postam vídeos na plataforma. O objetivo é tornar os mecanismos de controle de identificação de quem produz conteúdo mais rígidos

Segundo um comunicado divulgado pela empresa, a estratégia também contará com a adoção de uma equipe de moderação humana, além da divulgação periódica de relatórios de transparência.

publicidade

As medidas são uma resposta do Pornhub a denúncias de que conteúdos envolvendo abuso sexual infantil estavam sendo hospedados no site, o que levou gigantes de processamento de pagamentos, como Visa e Mastercard, a deixarem de prestar seus serviços para a plataforma. 

Em um primeiro momento, o novo sistema de verificação será aplicado apenas para usuários que façam parte do Programa Modelo do Pornhub, e a verificação será feita pela Yoti, uma empresa de verificação de identidade digital. Para isso, os usuários deverão enviar uma selfie e um documento de identificação aprovado pelo governo. 

publicidade

Em dezembro, o Pornhub proibiu todos os usuários não verificados de postarem conteúdos e excluiu todo material de fontes não verificadas, o que representava mais de 80 por cento de todos os vídeos na plataforma.

Desde então, novas verificações estão suspensas e serão retomadas aos poucos com o auxílio deste novo sistema. 

publicidade

Moderadores humanos receberão acompanhamento psicológico no Pornhub

Mesmo com os novos mecanismos de verificação, o Pornhub teme que usuários mal intencionados consigam burlar esses sistemas por meio de fraude documental e modificações em termos de pesquisa que consigam driblar a vigilância imposta pela plataforma. 

Para isso, o site contará com uma equipe de verificação humana, parecida com as que são usadas em gigantes da como Facebook e YouTube para a filtragem do conteúdo.

publicidade

Assim como a plataforma de vídeos do Google e a empresa de Mark Zuckerberg, esses profissionais contarão com treinamento diferenciado e acompanhamento psicológico constante. 

Fonte: Vice 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!