O grupo de desenvolvedores SwitchRoot conseguiu adaptar o Android 10 em um Nintendo Switch. Se trata de uma compilação não oficial do LineageOS 17.1 (sistema Android de código aberto para smartphones e tablets baseado no Android 10) que roda no console. A mesma equipe também conseguiu já adaptar o Android 8.1 para funcionar no console portátil da Nintendo.

O software inclui novidades como o modo de hibernação, essencial para que o Android não prejudique a vida útil da bateria do Nintendo Switch. De acordo com os desenvolvedores, a nova versão “responde mais rápido aos comandos do usuário” se comparada ao Android 8.1 Oreo.

publicidade

O Android 10 para Nintendo Switch oferece os seguintes recursos:

  • Atualizações de software pela nuvem
  • Suporte para controles analógicos de outros consoles
  • Versão baseada na plataforma Android TV
  • Perfis de refrigeração para operação mais silenciosa
  • Driver otimizado de tela sensível ao toque
  • Novos perfis de desempenho e consumo de energia
  • Driver de Wi-Fi melhorado e com menos interrupções na conexão
  • Suporte aprimorado para acessórios Bluetooth e rotação automática do display

Como funciona?

A ROM pode ser baixada em duas versões: uma voltada para tablets, que oferece suporte para todos os aplicativos do Android, e outra versão similar ao sistema oferecido pela plataforma Android TV.

publicidade

Quanto aos bugs, os desenvolvedores dizem que alguns jogos não são suportados, tais como “Half-Life 2” e “Tomb Raider”. O usuário também pode notar alguns problemas com a transmissão de áudio via Bluetooth.

Instalação do Android 10 no Nintendo Switch. Imagem: XDA/Reprodução

Para instalar o sistema, é preciso separar um cabo USB-C, um cartão microSD formatado em FAT32 e ter acesso a um PC. Antes de prosseguir, os desenvolvedores recomendam fazer um backup completo dos dados, pois o processo apaga tudo o que foi salvo no dispositivo.

publicidade

Caso esteja interessado em experimentar o Android 10 no Switch, o site XDA Developers oferece um link com todas as informações sobre a novidade e um guia avançado para instalar o software no console da Nintendo.

Fonte: XDA