A Epic Games anunciou uma nova ferramenta de software que pode criar rostos humanos e movimentos (corporais e faciais) ultrarrealistas em questão de minutos. O MetaHuman Creator é um aplicativo que roda na nuvem e usa o motor gráfico da Unreal Engine para criar personagens para videogames, filmes, TV e outros formatos.

A ferramenta pode ser usado em conjunto com técnicas modernas de captura de movimento e animação para a criação de cenas com os personagens virtuais. Desenvolvedores podem “esculpir” os modelos para criar características únicas, usando diferentes estilos de cabelo e tipos de corpo – como num menu de criação de personagem em um game moderno.

publicidade

“Até agora, uma das tarefas mais árduas na criação de conteúdo 3D era construir humanos digitais verdadeiramente convincentes”, afirma Vladimir Mastilovic, vice-presidente de Tecnologia Humana Digital da Epic Games. “Mesmo os artistas mais experientes requerem uma quantidade significativa de tempo, esforço e equipamento, apenas para um personagem”, completa.  

Após a edição, o MetaHuman Creator permite ao usuário baixar o ativo via Quixel Bridge, totalmente equipado e pronto para animação e captura de movimento no Unreal Engine. “Você também obterá os dados de origem na forma de um arquivo Maya, incluindo malhas, esqueleto, rig facial, controles de animação e materiais”, afirma o comunicado oficial.

“Essencialmente, o MetaHuman Creator está substituindo centenas de dias de trabalho que normalmente precisamos investir na construção de um único ativo por uma ferramenta na qual as pessoas podem fazer isso sozinhas e, literalmente, em poucos minutos obter resultados que de outra forma trabalharíamos por meses para conseguir”, avalia Mastilovic.

A empresa não especificou uma data para o lançamento do MetaHuman Creator além de afirmar que a ferramenta “estará pronta para um teste como parte de um programa de acesso antecipado nos próximos meses”. Desenvolvedores e artistas gráficos interessados ​​podem se inscrever para receber atualizações no site da Unreal Engine.

Via: IGN/The Verge