A Apple anunciou um programa de troca gratuita de baterias de alguns modelos de Macbook que não carregam além de 1%. Nas máquinas afetadas, quando rodando as versões mais recentes do mac OS Big Sur (11.2.1) ou Catalina (10.15.17) o indicador de bateria nas preferências do sistema diz “Service Recommended”. 

Para verificar a saúde da bateria no mac OS Catalina basta segurar a tecla Option e clicar no ícone da bateria no canto superior direito da tela. No Big Sur o caminho é mais complicado: clique no menu da maçã e em Preferências do Sistema / Bateria. Selecione Bateria na lista à esquerda da janela e clique em Saúde da Bateria.

publicidade

Segundo a Apple, as máquinas afetadas pelo problema são:

  • MacBook Pro (13­ polegadas, 2016, duas portas Thunderbolt 3)
  • MacBook Pro (13 polegadas, 2017, duas portas Thunderbolt 3)
  • MacBook Pro (13 polegadas, 2016, quatro portas Thunderbolt 3)
  • MacBook Pro (13 polegadas, 2017, quatro portas Thunderbolt 3)
  • MacBook Pro (15 polegadas, 2016)
  • MacBook Pro (15 polegadas, 2017)

Quem tem uma máquina com o problema deve levá-la a uma Apple Store ou Assistência Autorizada Apple para efetuar o reparo.

publicidade

Entramos em contato com assessoria de imprensa da empresa no Brasil para saber mais detalhes sobre como os usuários brasileiros devem proceder, e atualizaremos este artigo quando tivermos mais informações.

Não é a primeira vez que a Apple avisa os usuários sobre problemas com baterias nos MacBook. Em junho de 2019 a empresa anunciou um recall para alguns modelos da linha MacBook Pro de 15 polegadas Retina Display, por causa de baterias potencialmente perigosas.

publicidade
Macbook Pro de 15″ cuja bateria pegou fogo, um dos casos que motivou a Apple a fazer um recall deste modelo em 2019. Imagem: Steven Gagne, via Facebook

Segundo a Apple as máquinas afetadas foram vendidos entre setembro de 2015 e fevereiro de 2017. De acordo com a página de suporte da fabricante, os usuários precisam ficar atentos às baterias, já que elas “podem superaquecer e representar um risco de incêndio”.

A empresa pediu aos clientes com essa versão do Macbook que parassem de usar as máquinas imediatamente e procurassem substituir a bateria o mais rápido possível, o que seria feito gratuitamente

publicidade

Fonte: Apple