Os volumes limitados de doses de vacinas contra Covid-19 disponibilizados ao Plano Nacional de Imunizações começaram a dar sinais de que estão chegando ao fim. Nos últimos dois dias, tanto a cidade do Rio de Janeiro quanto Salvador anunciaram dificuldades em manter o cronograma devido à escassez.

No caso do Rio, a prefeitura anunciou nesta quinta-feira (11) que o estoque que de vacinas que tem só permite manter o ritmo de distribuição até sábado, o que fará com que a vacinação seja paralisada enquanto não houver um novo carregamento.

publicidade

A capital fluminense recebeu da Secretaria Estadual de Saúde 50 mil doses da CoronaVac na última terça-feira (9). No entanto, como informa o G1, o volume servirá para garantir a segunda dose a quem já tomou a primeira e para manter a distribuição normal até o fim de semana.

O estado como um todo já havia demonstrado dificuldades de manter o ritmo, com situações parecidas vistas em Niterói e São Gonçalo.

publicidade

No caso de Salvador, a interrupção da vacinação já está valendo. A Secretaria Municipal de Saúde paralisou a distribuição até a chegada de um novo lote, previsto para chegar na próxima segunda-feira (15). Com isso, a vacinação de profissionais de saúde está paralisada, e a de idosos com mais de 85 anos foi adiada. Situação similar foi vista em outra cidade nordestina, Juazeiro do Norte, no Ceará, que só tem doses para garantir a segunda dose aos profissionais de saúde.

O Ministério da Saúde diz que já distribuiu 11,1 milhões de doses de vacina a estados, que estão destinando doses aos municípios de acordo com as necessidades da região. A pasta já recebeu 11,8 milhões de doses: 2 milhões da vacina de Oxford/AstraZeneca importadas da Índia e mais 9,8 milhões de doses da CoronaVac entregues pelo Instituto Butantan.

publicidade

A escassez em alguns locais não chega a ser surpresa neste momento. Segundo o painel Covid-19 no Brasil, o país já distribuiu 4,7 milhões de doses de vacina, se aproximando da metade do volume disponível. Considerando que é necessário guardar metade para a segunda aplicação, a maioria dos estados já deve estar chegando ao seu limite.