Além dos temas oficiais oferecidos na web store, a gigante de buscas está liberando em regime de testes uma nova opção nativa para quem utiliza o motor de buscas pelo desktop, segundo o The Verge. Em declaração à publicação, o Google disse que “está sempre desenvolvendo novas formas para melhorar a experiência dos seus usuários”.

Vale lembrar que essa não é a primeira vez que a companhia testa o tema escuro na sua página de buscas. Em dezembro do ano passado, o recurso já foi notado por algumas pessoas. Agora, o fundo branco foi substituído por um tom cinza-escuro, enquanto o logo da empresa, normalmente colorido, ganhou letras claras.

publicidade

Como ativar o modo escuro no desktop

Para funcionar, o sistema operacional também deve estar configurado para o seu respectivo modo escuro. No Windows 10, por exemplo, se o tema não estiver ativado, clique com o botão direito na área de trabalho e acesse a opção ‘Personalizar’. Na seção ‘Cores’, em ‘Escolher a cor’, selecione ‘Escuro’ no menu:

A partir daqui, caso já tenha recebido o recurso, o fundo da página de buscas no Google Chrome, como no exemplo abaixo, vai acompanhar o mesmo visual do sistema:

Modo escuro na página de buscas do Google. Imagem: Reprodução/The Verge

Por ora, a novidade ainda não foi liberada para todos, por isso pode ser que alguns usuários ainda encontrem a página de buscas tradicional com fundo branco. O sistema operacional também pode influenciar. Ainda segundo a publicação, alguns usuários de macOS já receberam a novidade, enquanto no Windows 10 a presença do modo escuro ainda é limitada.

Twitter e Microsoft acompanham a tendência

Outra companhia que pretende integrar a novidade é o Twitter. Na última quinta-feira (4), alguns usuários do microblog notaram que a rede social ganhou um novo tema ainda mais escuro que o normal.

Agora, a rede social conta com três temas oficiais: o “padrão” branco, o “um pouco escuro”, com o fundo em azul-marinho, e o “super escuro”. O Twitter diz que a mudança “faz parte de uma série de atualizações que a empresa vem promovendo em sua versão para desktop”.

A Microsoft também está testando o visual diferenciado no Word, deixando o fundo dos documentos do editor de texto “mais escuro”. Por enquanto, a novidade está disponível para os ‘Insiders’, membros do programa de testes da empresa, e deve chegar à toda a base de usuários nos próximos meses.

Via: The Verge