

Atualmente, diversos sites e aplicativos adotaram, além do design padrão, um modo escuro que pode ser ativado e desativado pelo usuário. No entanto, ainda há alguns exemplos de serviços que não aderiram ao recurso, como é o caso da página de pesquisa do Google na versão de computador. Mas isso está prestes a mudar.
De acordo com o 9to5Google, a gigante das buscas testa uma variação do tema escuro para a página do buscador no desktop. É basicamente o que se esperaria de uma versão com cores escuras. O fundo branco foi substituído por um tom cinza escuro, enquanto o logotipo da empresa, normalmente colorido, foi trocado por um com letras claras.
A aparência corresponde à versão do modo escuro do aplicativo do Google para celular – que está disponível desde maio de 2020. Notavelmente, foi observado que o novo visual da página não está habilitado na página inicial do buscador, apenas nos resultados. No entanto, isso deve mudar em breve quando a funcionalidade for lançada.
Apesar disso, não foi especificado quantos usuários receberam o modo escuro do Google no desktop para testar. No Reddit, um dos sortudos que viram a funcionalidade disse que o modo foi ativado por si só aleatoriamente, mas que foi revertido para o modo claro logo depois.
Estranhamente, o mesmo usuário diz que o modo escuro não veio com nenhum tipo de botão de alternância, o que significa que ele não foi capaz de desligá-lo enquanto o recurso estava ativo. Como se trata de uma funcionalidade em testes, espera-se que todos esses problemas sejam resolvidos quando a novidade chegar para todos.
Se você tivesse que resumir 2020 em algumas palavras, provavelmente seria: ‘coronavírus‘, ‘lockdown‘, ‘auxílio emergencial‘, ‘Donald Trump‘, ‘Among Us‘ e ‘Maradona’. Como sabemos disso? Porque foi o que você fez, eu fiz, todos fizemos, ao buscar esses termos no Google ao longo do ano para a retrospectiva 2020.
Como é tradição, o buscador divulgou a lista dos termos mais pesquisados no Brasil, e não deu outra, foi o ano do Covid-19. “Embora ‘coronavírus’ seja a pesquisa mais popular no mundo e no Brasil, também pesquisamos pela primeira vez sobre a expressão ‘lockdown’ e logo buscamos respostas sobre o seu significado, assim como aconteceu para ‘o que é pandemia?’ e ‘o que é quarentena?’”, afirma a empresa.
O Trends também apontou que o brasileiro atrás de informações sobre com sobreviver financeiramente nesses tempos difíceis, buscando “cadastro único” e “auxílio emergencial”. Isolados, os usuários procuraram por novos hábitos, como fazer exercícios em casa, montar uma horta e aprender novas habilidades, como tocar violão e novas línguas. “Como fazer máscara de tecido” também foi tendência no ano, assim como receitas de pão caseiro.
O que é
Via: Mashable