Ao navegar pela App Store, você provavelmente já se deparou com diversos aplicativos interessantes para serem baixados no iOS. Apesar de a Apple ter um rígido controle dos aplicativos que entram em sua loja, sempre é bom tomar algumas medidas extras de segurança para não instalar nada falso ou malicioso em seu iPhone ou iPad.

Assim, para te ajudar a evitar problemas, o Olhar Digital preparou esta matéria que traz 7 dicas para evitar que apps falsos ou maliciosos sejam instalados no seu iPhone ou iPad. Confira!

7 dicas para evitar instalar apps falsos no iPhone/iPad

Cheque as permissões antes do download

A Apple vem investindo fortemente para que aplicativos não rastreiem a atividade de seus usuários o tempo todo, sendo que algumas mudanças vieram com o iOS 14. Assim, na própria App Store, na parte “Privacidade do App”, antes de realizar o download de um app ou jogo, você consegue saber quais as principais permissões que ele solicitará.

Permissões de App - iPhone

Dessa forma, sempre evite programas que peçam permissões desnecessárias. Por exemplo, um programa para adicionar filtros em suas fotos pode pedir o acesso a arquivos e a câmera do aparelho, mas não a sua lista de contatos ou localização.

publicidade

Verifique se os apps não são de um desenvolvedor falso

Assim como no Android, apesar de ter menos casos, a Apple também recebe alguns aplicativos com nomes parecidos, mas que nem sempre são oficiais. Então, antes de realizar um download, ao entrar na página do aplicativo, confira se o nome é realmente do desenvolvedor e se ele não tem nenhum erro de escrita que possa induzir você ao erro.

Aplicativo oficial

Confira os outros aplicativos do desenvolvedor

Além da dica acima, na hora de conferir o nome de um desenvolvedor também vale a pena conferir quais são os outros aplicativos dele. Isso é feito facilmente ao tocar sobre o nome dele, assim como sugere a imagem abaixo.

Outros apps do desenvolvedor - iPhone

Geralmente, a maioria dos desenvolvedores de aplicativos maliciosos não possuem muitos programas cadastrados em seu nome e nem sempre ficam restritos a apenas uma marca.

Cheque a descrição do aplicativo

Essa outra dica acaba sendo bem simples, mas pode ajudar a evitar confusões. Geralmente, os aplicativos maliciosos não possuem uma descrição tão bem elaborada quanto um oficial e, não apenas isso, geralmente erros de português ou de outros idiomas podem ser vistos.

Além disso, através da descrição do programa, você também evita instalar aplicativos por engano, que não são maliciosos. Por exemplo, existem diversos programas na App Store que trazem informações do FGTS e outros benefícios, mas que não são justamente para realizar solicitações e tem como finalidade apenas ajudar o público a saber quais são seus direitos.

Evite aplicativos com notas baixas

Outra maneira bem simples de evitar baixar um aplicativo falso ou que não corresponda a suas expectativas é conferindo a avaliação de outros usuários. Abaixo da sua descrição, na própria App Store, você pode conferir a nota dos aplicativos e também os comentários que as justificam.

App com notas baixas

Desconfie de aplicativos milagrosos

Na hora de realizar o download de um novo aplicativo sempre se pergunte se realmente tal programa seria capaz de fazer mesmo esta tarefa. Por exemplo, um aplicativo que promete melhorar em 200% a performance de seu aparelho ou hackear a senha de uma conexão Wi-Fi não deve ser real.

Não somente isso, também procure se na App Store existem outros programas para o mesmo fim, já que deve ser difícil existir apenas um aplicativo capaz de cumprir uma função.

Não baixe apps com screenshots falsos ou que não mostrem tudo

Ao acessar a página de um aplicativo na App Store, para saber um pouco mais dele, você pode conferir as suas capturas de tela. Entretanto, para esconder a má intenção ou falso funcionamento de seu app, muitos desenvolvedores optam por deixar capturas de telas que não representam de fato o programa ou que escondam boa parte de sua interface, como mostra a imagem abaixo.

Possível app falso - iPhone

Assim, sempre que se deparar com um programa na App Store, lembre-se de aplicar todas as dicas mencionadas nesta matéria para não instalar apps falsos no seu iPhone ou iPad.