Android agora pode compartilhar apps da Play Store sem usar internet

Nova atualização na Google Play Store permite que apps possam ser compartilhados entre dispositivos, mesmo sem usar internet
Por Wellington Arruda, editado por Daniel Junqueira 18/02/2021 17h26, atualizada em 18/02/2021 18h08
Nearby-Share-Android-apps-1920x1080.png
Imagem: Google/Reprodução
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Nesta semana, o Google liberou uma nova função que permite compartilhar aplicativos entre celulares Android. Lançada inicialmente no Android Nearby Share em 2020, a novidade para os apps está atrelada à Google Play Store. Assim, é possível transferir tanto apps quanto atualizações para outros celulares que estejam nas proximidades sem usar internet.

Uma das principais vantagens do recurso de compartilhamento, um rival do AirDrop, da Apple, é utilizar Wi-Fi e Bluetooth, sem precisar de conexão com a internet para realizar a transferência.

O uso da nova função é bem simplificado. Basta que o usuário acesse a Play Store e abra o menu lateral; nele, é preciso tocar na aba “Meus apps e jogos” e acessar a página “Compartilhar”. Depois, é só selecionar os apps que quiser enviar e iniciar a transferência entre os dispositivos sem uso de internet.

Nova atualização da Google Play Store permite compartilhar apps entre celulares sem usar internet. Imagem: 9to5Google/Reprodução

Mas existem algumas “limitações” na transferência de apps. É preciso que o celular esteja utilizando a versão 24.0 (ou posterior) da loja do Google. Nem todos os apps poderão ser compartilhados, o que depende muito da particularidade de cada. Por exemplo, apps e jogos pagos não podem ser transferidos para um outro dispositivo; o mesmo acontece com apps que não estão públicos na loja, como versões de testes e afins.

Para o usuário que recebe os arquivos, é possível instalar um determinado aplicativo, ou todos eles em sequência.

Vale lembrar que o recurso de compartilhamento do Google é uma resposta direta da empresa para o AirDrop. Com ele, é possível realizar a transferência de arquivos de áudio, imagem ou vídeo com muito mais velocidade.

Android 12: primeira prévia

Além da atualização no recurso de compartilhamento por proximidade, o Google também lançou, nesta quinta-feira (18), a primeira versão de prévia para desenvolvedores do Android 12. A novidade ainda não está disponível para todos usuários e é compatível, inicialmente, apenas com celulares da linha Pixel.

Entre as novidades, o Google promete mais controles de privacidade para os usuários e menos habilidades de rastreamento de navegação em sites. A nova versão do sistema também traz suporte nativo para o formato AV1 de imagem e feedback tátil de áudio, que utiliza os motores de vibração dos celulares para novas experiências.

Via: 9to5Google

Redator(a)

Wellington Arruda é redator(a) no Olhar Digital

Redator(a)

Daniel Junqueira é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Iniciou sua carreira cobrindo tecnologia em 2009. Atualmente, é repórter de Produtos e Reviews no Olhar Digital.