Os novos modelos de trabalho e ensino decorrentes das exigências impostas pela pandemia aumentaram significativamente a procura por aplicativos de videoconferência.

Porém, a maior parte das plataformas exige a instalação de apps no computador ou celular, o que muitas vezes pode ser inviável pela falta de armazenamento. Pensando nisso, foram criados servidores que funcionam no próprio navegador, sem precisar de download algum.

Alguns dos aplicativos mais conhecidos já oferecem essa funcionalidade, como o Zoom Meetings e Skype, mas existem outros que não precisam de download e funcionam por meio de extensões adicionadas ao navegador.

1 – Skype

Skype
Skype. Imagem: Alexey Boldin/Shutterstock

O aplicativo lançado em 2003 é, sem dúvidas, o pioneiro quando o quesito é videoconferência, porém, muitos usuários não sabem que é possível fazer chamadas de voz, vídeo, ligações locais e compartilhamento de arquivos usando diretamente o navegador.

publicidade

Para utilização do serviço o usuário deve acessar o site do Skype Web e realizar o login com seu e-mail e senha cadastrados na plataforma.

2 – Zoom Meetings

Zoom. Créditos: Shutterstock

O aplicativo foi um dos que ganhou maior popularidade em 2020 por permitir reuniões gratuitas para até 100 usuários. Os encontros podem ser feitas pelo aplicativo disponível para Android, iOS e PC, ou no site oficial da plataforma.

Os usuários do Zoom podem criar videoconferências e convidar os amigos ou colegas de trabalho por meio de um link gerado na plataforma.

3 – VideoCallMeeting

VideoCallMeeting. Créditos: Divulgação

A plataforma foi criada para funcionar como uma extensão no Google Chrome. Basta instalar a extensão para realizar uma videoconferência, sem nem mesmo precisar fazer um login. Os participantes da reunião podem achá-la por meio de link gerado pelo criador da sala, ou pelo nome pré-definido.

4 – Houseparty

Houseparty. Créditos: Divulgação

Pensado para unir amigos durante a pandemia de Covid-19, o Houseparty permite que os usuários joguem por meio de uma extensão para navegador, ou pelo aplicativo para celulares Android e iOS.

Pronto! Agora você já sabe como fazer uma videoconferência sem ter a necessidade de instalar qualquer aplicativo.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!