A Nasa anunciou nesta terça-feira dois dos astronautas que farão parte da missão tripulada Crew-4 rumo à Estação Espacial Internacional (ISS). Eles são Kjell Lindgren, um dos astronautas selecionados para o programa Artemis de missões tripuladas à Lua, e Bob Hines, piloto de testes da força aérea dos EUA que se formou astronauta no ano passado.

Lindgren, que nasceu em Taiwan, já passou 141 dias a bordo da ISS entre as expedições 44 e 45, e foi uma das primeiras pessoas a comer plantas cultivadas no espaço. Ele tem bacharelado em biologia na Academia da Força Aérea dos EUA, mestrado em fisiologia cardiovascular na Universidade Estadual do Colorado e é formado em medicina pela Universidade do Colorado.

publicidade

Já Hines nunca foi ao espaço. Ele é tenente-coronel da Força Aérea dos EUA, e participou de missões militares e vários países. Também foi piloto de testes da FAA (Federal Aviation Administration, órgão que controla a indústria aérea nos EUA) e piloto de pesquisa da Nasa. Ele tem bacharelado em engenharia aeroespacial pela Universidade do Alabama.

A Crew-4 deverá decolar em 2022 da histórica plataforma 39A no Centro Espacial Kennedy em Cabo Canaveral, na Flórida, a bordo de um foguete Falcon 9 da Space X. A cápsula comporta quatro tripulantes, e Lindgren e Hines serão acompanhados por dois astronautas internacionais que ainda não foram selecionados, de parceiros como a Rússia, União Européia e Japão.

A SpaceX tem contrato com a Nasa para seis missões tripuladas à ISS como parte do programa Commercial Crew Program (CCP). Atualmente os astronautas da Crew-1 (Michael Hopkins, Victor Glover, Soichi Noguchi e Shannon Walker) estão a bordo da ISS, com retorno previsto para o final de abril ou início de maio deste ano. A segunda missão comercial, Crew-2, tem decolagem programada para 20 de abril.

Fonte: Space.com