Nesta segunda-feira (22) a Nasa lançou um imenso lote de material captado pelo rover Perseverance na superfície de Marte, incluindo vídeos, imagens e os primeiros sons gravados em outro planeta, um registro do vento marciano feito com os microfones incorporados ao robô.

Com isso Thomas Zurbuchen, administrador da Diretoria de Missões Científicas da agência, perguntou: “quem irá compor a primeira música com sons gravados em Marte?”. Quem aceitou o desafio foi Chesea Gohd, jornalista do site Space.com e musicista que usa o nome de palco Foxanne.

publicidade

A música se chama “Hello, Mars” e abre com alguns segundos do som do vento marciano, capturado pela Perseverance.

Segundo a compositora, trechos como “I feel like I’m hearing for the first time, seeing for the first time” (“Sinto como se estivesse ouvindo pela primeira vez, vendo pela primeira vez”) são uma referência aos microfones e conjunto de câmeras a bordo do Perseverance que nos permitem ver e ouvir o planeta vermelho como nunca antes.

publicidade

Já a frase “here to discover and here to explore” (“aqui para descobrir e aqui para explorar”) é uma menção aos objetivos científicos da missão, que incluem a busca por sinais de vida passada na cratera Jezero, local do pouso, que antigamente já foi um lago e o delta de um rio.

Os sons captados pelo Perseverance estão disponíveis no site da Nasa, em duas versões: uma origina, que inclui o ruído do equipamento do rover, e outra filtrada, que inclui apenas o som do vento. Segundo Zurbuchen, a gravação pode ser usada livremente.

publicidade

Recentemente, internautas levaram menos de seis horas para descobrir uma mensagem secreta inserida pela Nasa no paraquedas do rover. O padrão de faixas brancas e azuis esconde as coordenadas para o Laboratório de Propusão a Jato da Nasa, onde o rover foi montado, e o lema da missão: “Dare Mighty Things” (algo como “Atreva-se a Pensar Grande”).

Este não é o único easter egg no Perseverance: uma das muitas imagens enviadas pelo rover mostra uma placa com cinco pequenas figuras alinhadas. Veja:

publicidade
Retrato de família a bordo do Perseverance traz menção a missões passadas da Nasa. Rover foi responsável pelos primeiros sons gravados em Marte
Placa a bordo do rover Perseverance traz menção às gerações anteriores de rovers da Nasa. Imagem: Nasa

É um retrato de família dos rovers que a Nasa já enviou a Marte. Da esquerda para a direita temos Sojourner, Spirit, Opportunity, Curiosity e Perseverance, com o helicóptero Ingenuity ao seu lado.

Fonte: Space.com. Imagem de abertura: comedy_nose em Visualhunt / CC BY

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!