A Samsung está planejando o lançamento de um notebook equipado com o processador Exynos e placa de vídeo da AMD. O novo dispositivo deve chegar ao mercado no segundo semestre deste ano com o chip Exynos 2200.

A empresa já lançou notebooks com Windows 10 baseados na plataforma Arm, que é o caso dos modelos Galaxy Book S e Galaxy Book 2. Mas esses dispositivos foram equipados com processadores Qualcomm. Segundo o portal ZDNet Korea, o próximo notebook da Samsung terá um Exynos 2200, que será o sucessor do processador Exynos 2100.

publicidade

A AMD e a Samsung estão atuando juntas em uma GPU móvel desde 2019. Na época, a marca sul-coreana alegou que o componente iria se tornar um “produto carro-chefe”. 

Um sistema como o Windows 10 em um notebook Arm fabricado pela Samsung pode ser o impulso que a plataforma precisa. Atualmente, diversos aplicativos com o sistema operacional da Microsoft suportam dispositivos Arm.

Samsung pretende lançar notebook com chip Exyos 2200.
Imagem: Samsung/Divulgação

Há alguns anos, empresas como Intel e Qualcomm mantinham o monopólio de chips e processadores, mas o mercado está mudando. Prova disso é a Apple, que projetou o chip M1 para alimentar seus novos Macs. A Samsung pode ser a próxima empresa a seguir esse caminho, começando com um notebook com Windows 10 equipado com um chip proprietário, o Exynos 2200.

Exynos 2100, chip do Galaxy S21

A Samsung anunciou em janeiro deste ano o Exynos 2100 na conferência virtual Exynos On 2021, que aconteceu durante a CES 2021. O novo chip de processamento, o mais poderoso da companhia para o ano, possui modem 5G integrado e é fabricado no processo de 5 nanômetros.

Inyup Kang, presidente de sistemas e negócios da Samsung, declarou que o Exynos 2100 é o processador mais avançado para dispositivos móveis. “Hoje, estamos animados em introduzir o Exynos 210, nosso processador móvel mais avançado do momento”, disse. Segundo Kang, o SoC “vai criar um novo padrão para os dispositivos topo de linha”.

Via: XDA Developers