Mesmo com a vacinação contra a Covid-19 em andamento, a doença avança a passos largos no Brasil. O sistema de saúde chegou ao limite em muitas localidades e não há sinal de que sejá possível conter a contaminação. Ao contrário: os índices de novos casos e de mortes só aumentam.

Até agora, as vidas de mais de 254 mil brasileiros foram perdidas. A quantidade média diária de óbitos está acima de mil há mais de 40 dias. Por isso, os secretários de Saúde do país escreveram um manifesto para pedir a adoção imediata de medidas para evitar o colapso das redes pública e privada de saúde em todo o país.

publicidade

Segundo o comunicado, “a ausência de uma condução nacional unificada e coerente dificultou a adoção e a implementação de medidas qualificadas para reduzir as interações sociais’. Com isso, quando a prevenção se tornou menos rígida, “a circulação de novas cepas do vírus propiciou o agravamento da crise sanitária e social’.

Os secretários lembram que a baixa cobertura vacinal e a lentidão na oferta de vacinas não permitem que a contenção da Covid-19 venha em curto prazo. “O atual cenário da crise sanitária vivida pelo país agrava o estado de emergência nacional e exige medidas adequadas para sua superação.”

publicidade

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) sugere algumas ações que podem ajudar a mudar os cenários econômico e social atuais:

  • maior rigor nas medidas de restrição de atividades não essenciais, de acordo com a situação epidemiológica e a capacidade de atendimento de cada região;
  • reconhecimento do estado de emergência sanitária e fornecimento de recursos extraordinários para o Sistema Único de Saúde (SUS) para garantir a adoção das medidas assistenciais necessárias;
  • implementação imediata de um Plano Nacional de Comunicação que ajude a reforçar a importância das medidas de prevenção e esclarecer a população;
  • adequação legislativa das condições contratuais que permitam a compra de todas as vacinas eficazes e seguras disponíveis no mercado mundial;
  • aprovação de um Plano Nacional de Recuperação Econômica, com retorno imediato do auxílio emergencial.

Para o Conass, é importante estabelecer um Pacto Nacional pela Vida. Esse acordo deve reunir todos os poderes, a sociedade civil, representantes da indústria e do comércio, e de instituições religiosas e acadêmicas. Só assim a contenção da Covid-19 vai ser possível no Brasil.

publicidade

Fonte: Conass