EnglishPortugueseSpanish

A missão do rover Opportunity, da Nasa, e o vínculo estabelecido entre o robô e os cientistas que o criaram vai virar filme. “Good Night Oppy”, com direção de Ryan White, está sendo produzido pela Amazon Studios, Film 45, Amblin Television e Tripod Media.

O documentário conta com o apoio do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa (JPL) e da Industrial Light & Magic (ILM). Opportunity originalmente deveria funcionar por 90 dias na superfície de Marte, mas acabou explorando o Planeta Vermelho por quase 15 anos.

publicidade

“A inovação e determinação que tornaram a jornada de ‘Oppy’ possível e o espírito de descoberta que impulsiona a equipe do JPL são uma inspiração”, afirmo a chefe da Amazon Studios, Jennifer Salke.

A ILM ficará responsável pelos efeitos especiais que transportarão o público para Marte, ao lado do robô. O filme também utilizará imagens feitas pelo Perseverance, “irmão mais novo” do Opportunity que chegou em Marte no mês passado.

O principal objetivo científico do Opportunity era pesquisar e caracterizar a maior variedade possível de amostras de rocha e solo para reunir pistas sobre a atividade de água passada em Marte. Ilustração: Nasa/JPL

White dirigiu o documentário ‘Assassins’ de 2020, que conta a história do assassinato do irmão do líder norte-coreano Kim Jong-un. No currículo do cineasta ainda está ‘Visible: Out on Television’, a primeira série documental da Apple TV Plus e ‘The Keepers’, série indicada ao Emmy da Netflix. ‘The Case Against 8’, da HBO, lhe rende um prêmio de direção em Sundance e foi indicado para o Oscar.

O rover Opportunity deixou oficialmente de responder aos comandos da Nasa em fevereiro de 2019, 5.352 dias depois de chegar a Marte. Por meio da conexão com o robô, os pesquisadores enviaram uma música como último comando para Opportunity: ‘I’ll Be Seeing You’, da cantora Billie Holiday.

Foi a última tentativa de obter uma resposta do Opportunity, que ficou preso em uma tempestade de areia que cobriu seus painéis solares. Isso impediu o robô de obter energia para continuar sua trajetória pelo Planeta Vermelho.

Via: Variety