A pandemia do coronavírus atingiu em cheio a indústria audiovisual. Para apoiar a recuperação do setor no Brasil, o Amazon Prime Video e o Amazon Studios anunciaram, nesta sexta-feira (5), o investimento de R$ 5,3 milhões visando a retomada das produções. O valor será depositado em um fundo de ajuda do Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB).

O instituto tem sete anos e é voltado à capacitação, promoção, realização de fóruns de discussão e reflexão sobre a criação, a produção e a distribuição do conteúdo brasileiro. O ICAB também promove a atualização de profissionais e estudantes do setor de audiovisual e áreas semelhantes.

Outros países da América Latina, além do Brasil, também vão receber o auxílio. Na lista da big tech estão Argentina, México, Chile e Colômbia. Os valores repassados a cada comunidade devem ser concluídos ainda no primeiro semestre deste ano.

Como a doação visa ajudar talentos da indústria durante a recuperação, pessoas qualificadas podem se inscrever para obter suporte. “À medida que aumentamos o número de produções locais na América Latina, entendemos a importância da comunidade criativa para o sucesso na produção de séries de TV e filmes. É essencial para nós ajudarmos essa comunidade durante a pandemia”, explicou Malu Miranda, chefe de conteúdo original brasileiro.

publicidade
A Amazon Prime Video vai lançar a série original brasileira 'Manhãs de Setembro', protagonizada pela cantora Liniker.
A Amazon Prime Video vai lançar a série original brasileira ‘Manhãs de Setembro’, protagonizada pela cantora Liniker. Imagem: Amazon Prime Video/Reprodução

Séries brasileiras originais na Amazon

Na última terça-feira (2), a Amazon anunciou três novas séries originais brasileiras na plataforma de streaming, sendo duas comédias e um drama. As comédias são ‘Desjuntados’, com sete episódios de meia hora e protagonizada por Letícia Lima e Gabriel Godoy, e ‘5X Comédia’, com participação de diversos humoristas em cinco episódios de 30 minutos.

O drama ‘Sentença’ terá seis episódios, cada um com 45 minutos. Camila Morgado interpreta a protagonista Heloísa. Outras cinco produções originais brasileiras já estão na lista da plataforma de streaming, entre elas o reality show ‘Soltos em Floripa’ e a série documentário ‘Tudo ou Nada: Seleção Brasileira’.

A Amazon Prime Video também já anunciou o drama criminal ‘Dom’ e as séries ‘Lov3’ e ‘Manhãs de Setembro’. Essa última tem a cantora e compositora Liniker no papel principal.

Nos vizinhos da América Latina, o streaming tem séries locais originais desde 2018. No México, alguns os títulos são ‘Diablo Guardian’, ‘El Juego de las Llaves’, ‘Pan y Circo’, ‘LOL’, ‘De Viaje con los Derbez’, ‘Como Sobrevivir Soltero’ e ‘Un Extraño Enemigo’. Chile e Colômbia têm ‘Dignidad’ e ‘Ivan Marin Comedy Special’, respectivamente.