O robô explorador (rover) Perseverance moveu seu braço robótico pela primeira vez na superfície de Marte. Pode parecer algo insignificante, mas é parte importante de um “check-up” dos sistemas que já dura 15 dias, desde seu pouso no planeta, e que é necessário antes que sua missão de exploração possa começar.

“Nesta semana fiz muitas checagens de saúde, me preparando para trabalhar. Risquei muitas tarefas da minha lista, incluindo testes de instrumentos, de captura de imagens e a movimentação do meu braço. Estou me aquecendo para uma maratona de ciência”, disse o robô em sua conta oficial no Twitter.

publicidade

A Nasa fará uma conferência formal às 17h30 (horário de Brasília) desta sexta-feira (5) para informar a imprensa sobre o status do rover. O braço que se moveu contém vários instrumentos, entre eles uma broca que irá coletar amostras do solo marciano que serão recuperadas por outra missão no futuro e trazidas de volta à Terra.

Os 100 primeiros dias de operação do Perseverance em Marte já estão completamente mapeados. Após a checagem inicial, a primeira missão do rover será lançar e observar o Ingenuity, um pequeno helicóptero com quatro rotores que tentará realizar o primeiro voo nos céus de outro planeta, numa demonstração tecnológica que poderá abrir o caminho para o uso de drones para reconhecimento de terreno em futuras missões humanas.

publicidade

O voo do Ingenuity exigirá que a equipe encontre um local plano para a decolagem, a até 1 quilômetro do local onde o rover pousou. Com o local determinado, o Perseverance irá até lá e descarregará o helicóptero, que está armazenado em sua “barriga”. Ele será cuidadosamente baixado ao solo e receberá uma última carga de energia antes de ser desconectado do rover.

Ilustração imagina voo do helicóptero Ingenuity em Marte
Ilustração imagina voo do helicóptero Ingenuity em Marte

A partir daí a equipe responsável pelo Ingenuity terá 30 dias para realizar até cinco voos, cada um com duração de 90 segundos. Será possível realizar apenas um voo por dia, e o helicóptero usará painéis solares para recarregar suas baterias entre os voos. O Perseverance estará observando tudo, fazendo fotos e talvez vídeos de cada tentativa.

publicidade

Fonte: @NASAPersevere

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!