Foi-se a época em que o Instagram era utilizado apenas para postar algumas fotos da vida pessoal. Hoje a rede social se tornou umas das maiores e melhores ferramentas de trabalho para o mercado de marketing digital, vendas e muitas outras, já que se tornou um meio para publicidade de grande visibilidade.

Por esse motivo, o aplicativo, que está sempre se atualizando, agregou a opção de inserir um botão para entrar em contato com o WhatsApp no perfil, com objetivo de facilitar a comunicação. Mas você sabe como adicioná-lo ao seu perfil?

publicidade

O recurso é disponível para versão Android e iOS (Apple) e é a versão de chat mais rápida do mensageiro, possibilitando tanto que você já adicione a pessoa à sua lista de contatos ou não, caso seja um papo rápido e sem compromisso, como apenas um orçamento, por exemplo.

Antes de tudo, configure seu perfil como conta profissional

Por enquanto, o botão pode ser utilizado apenas em contas do tipo profissional, voltadas para empresas, comércios ou produtores de conteúdo que desejam facilitar a interação dos seus seguidores. Para isso, você deve editar seu perfil e alterar o tipo de conta.

publicidade
  1. Selecione a aba com sua foto de perfil (1) e, em seguida, clique no menu sanduíche (2):
Instagram mudar para perfil profissional
  1. Agora, clique em “Configurações” e, depois, em “Conta”:
Instagram mudar para perfil profissional
  1. Role as opções para baixo até chegar a “Mudar para conta profissional”:
Instagram mudar para perfil profissional
  1. Toque em “Continuar” até mudar a janela para selecionar a categoria da sua conta. Nesta janela, selecione qual categoria descreve você e clique em “Concluir”:
Instagram mudar para perfil profissional
  1. Se aparecer para você escolher entre criador de conteúdo e empresa, selecione o que se encaixa melhor com seu negócio e clique em “Avançar”:
Instagram mudar para perfil profissional

Ativada a opção, você poderá editar os meios de contato pelos quais os usuários poderão acioná-lo.

Mas vamos ao passo a passo para você aprender como colocar link do WhatsApp na bio do Instagram.

publicidade

Agora que você sabe como transformar seu perfil em comercial, vamos ensinar como colocar WhatsApp no Instagram.

  1. Acesse seu perfil no Instagram e clique em “Editar” e depois em “Opções de Contato”.
Passo a passo de como colocar link do WhatsApp no Instagram - Passo 1
  1. Clique sobre a opção “WhatsApp” para ir para a página e configurar o recurso. Neste momento, após inserir seu número de telefone, clique em enviar código. O processo é necessário para a verificação do seu contato.
Passo a passo de como colocar link do WhatsApp no Instagram - Passo 2
  1. Em instantes você receberá via SMS cinco números para a verificação. É só digitá-los no campo indicado para adicionar sua conta do WhatsApp.
Passo a passo de como colocar link do WhatsApp no Instagram - Passo 3
  1. Vá até a opção “Exibição do perfil” e ative o recurso “Exibir informações de contato”. Feito isso, clique em concluir para salvar as alterações e checar o seu perfil.
Passo a passo de como colocar link do WhatsApp no Instagram - Passo 4
Imagem: Reprodução

Prontinho! Botão com link do WhatsApp adicionado. Para verificar como as pessoas verão seu número, basta clicar em “Contato” na tela do seu perfil e o telefone será revelado, direcionando a pessoa para uma conversa com você.

publicidade
Passo a passo de como colocar link do WhatsApp no Instagram - Passo 5
Imagem: Reprodução

Leia também:

Lembrando que não existe apenas essa opção para ter o seu WhatsApp no Instagram. Existem mais duas maneiras. Uma delas é colocando o seu número em formato de texto diretamente na descrição da sua biografia.

Já a outra forma é gerar um link com seu contato através do site https://wa.me/. Para isso, você deve escrever depois da barra da url seu número com código do país, DDD e telefone. Por exemplo, um telefone fictício no Rio de Janeiro usaria: 55 (código do Brasil), 21 (DDD do Rio de Janeiro) e o número 12345-6789, gerando a seguinte URL: https://wa.me/5521123456789. Daí, basta copiar o link e colocá-lo na descrição no perfil.

Conclusão

Pronto! Agora você já sabe como adicionar WhatsApp no Instagram. Veja neste outro tutorial como colocar link no Instagram.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!