Foi-se a época em que o Instagram era utilizado apenas para postar algumas fotos da vida pessoal. Hoje a rede social se tornou umas das maiores e melhores ferramentas de trabalho para o mercado de marketing digital, vendas e muitas outras, já que se tornou um meio para publicidade de grande visibilidade.

Por esse motivo, o aplicativo, que está sempre se atualizando, agregou a opção de inserir um botão para entrar em contato com o WhatsApp no perfil, com objetivo de facilitar a comunicação. Mas você sabe como adicioná-lo ao seu perfil?

publicidade

O recurso é disponível para versão Android e iOS (Apple) e é a versão de chat mais rápida do mensageiro, possibilitando tanto que você já adicione a pessoa à sua lista de contatos ou não, caso seja um papo rápido e sem compromisso, como apenas um orçamento, por exemplo.

Por enquanto, o botão pode ser utilizado apenas em contas do tipo profissional, voltadas para empresas, comércios ou produtores de conteúdo que desejam facilitar a interação dos seus seguidores. Para isso, você deve editar seu perfil e alterar o tipo de conta:

Instagram mudar para perfil profissional
Imagem: Reprodução

Ativada a opção, você poderá editar os meios de contato pelos quais os usuários poderão acioná-lo.

Lembrando que não existe apenas essa opção para ter o seu WhatsApp no Instagram. Existem mais duas maneiras. Uma delas é colocando o seu número em formato de texto diretamente na descrição da sua biografia.

Já a outra forma é gerar um link com seu contato através do site https://wa.me/. Para isso, você deve escrever depois da barra da url seu número com código do país, DDD e telefone. Por exemplo, um telefone fictício no Rio de Janeiro usaria: 55 (código do Brasil), 21 (DDD do Rio de Janeiro) e o número 12345-6789, gerando a seguinte URL: https://wa.me/5521123456789. Daí, basta copiar o link e colocá-lo na descrição no perfil.

Mas vamos ao passo a passo!

Passo 1 – Acesse seu perfil no Instagram e clique em “Editar” e depois em “Opções de Contato”.

Imagem: Reprodução

Passo 2 – Clique sobre a opção “WhatsApp” para ir para a página e configurar o recurso. Neste momento, após inserir seu número de telefone, clique em enviar código. O processo é necessário para a verificação do seu contato.

Imagem: Reprodução

Passo 3 – Em instantes você receberá via SMS cinco números para a verificação. É só digitá-los no campo indicado para adicionar sua conta do WhatsApp.

Imagem: Reprodução

Passo 4 – Vá até a opção “Exibição do perfil” e ative o recurso “Exibir informações de contato”. Feito isso, clique em concluir para salvar as alterações e checar o seu perfil.

Imagem: Reprodução

Prontinho! Botão com link do WhatsApp adicionado. Para verificar como as pessoas verão seu número, basta clicar em “Contato” na tela do seu perfil e o telefone será revelado, direcionando a pessoa para uma conversa com você.

Imagem: Reprodução

Leia também:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!