EnglishPortugueseSpanish

O laboratório Precisa Medicamentos – representante da companhia indiana Bharat Biotech no Brasil – disse ter apresentado à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), na segunda-feira (8), os documentos necessários para aprovação do uso emergencial do imunizante Covaxin no país.

A agência, responsável por analisar e aprovar pedidos como esse, entretanto, nega o recebimento da documentação.

publicidade

O laboratório expediu uma nota avisando sobre o pedido: “A Precisa Medicamentos apresentou à Anvisa a documentação para o pedido de liberação para uso emergencial da vacina Covaxin, produzida pelo laboratório indiano Bharat Biotech, de quem a Precisa é representante e distribuidora exclusiva no país”.

O comunicado é complementado com informações sobre a eficácia da vacina: “estudos de fase 3 mostram que a vacina é 81% eficaz, e os anticorpos induzidos pela aplicação podem neutralizar cepas variantes”.

Porém, a Anvisa nega ter recebido qualquer documentação do laboratório, informando que houve somente um pedido de reunião para a submissão prévia da Precisa Medicamentos – uma etapa antes do que a empresa afirmou em sua nota.

Essa reunião seria o primeiro estágio dos muitos necessários que estão descritos no Guia de Uso Emergencial da agência brasileira, para que haja a aprovação (mesmo que com urgência) do uso de qualquer vacina no Brasil.

A reunião de submissão prévia deve ser feita antes do pedido de uso emergencial de vacinas pois serve para a equipe técnica da Anvisa avaliar se há informações suficientes na documentação inicial para que o laboratório efetive o pedido pelo uso emergencial de vacinas.

A reunião está prevista a acontecer nesta terça-feira (9)..

Em fevereiro, o Ministério da Saúde havia anunciado a assinatura de um contrato com o laboratório representante dos indianos para a aquisição de 20 milhões de doses da Covaxin, com entregas previstas de março a maio. Na época, nada havia sido efetivado junto à Anvisa para a efetivação do uso dessa vacina no Brasil

Via: UOL