Aconteceu! ‘Evangelion 3.0 + 1.0: Thrice Upon a Time’ finalmente estreou nos cinemas japoneses – e ainda bateu recordes. O “final” do anime ‘Evangelion’ arrecadou a maior bilheteria da franquia, com 827.742.000 ienes (US$ 7,6 milhões) de faturamento com 539.623 ingressos vendidos no seu primeiro dia em cartaz.
Com isso, o longa é o recordista de público em uma segunda-feira no Japão, já que os filmes geralmente estreiam na sexta-feira ou no sábado. Além disso, ‘Evangelion 3.0 + 1.0’ ainda foi a melhor estreia de um filme no formato Imax no Japão.
Dessa maneira, ‘Evangelion’ está no caminho para superar o filme de ‘Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba‘. ‘Mugen Train’ ainda detém o recorde de melhor abertura de três dias para um filme Imax no Japão, com 238 milhões de ienes (US$ 2,27 milhões) de arrecadação. Mas se considerarmos o ritmo que ‘Evangelion’ vem faturando, ‘Demon Slayer’ pode ficar para trás antes do fim de semana.
Tudo isso ainda no cenário de pandemia de Covid-19. O filme estava programado para estrear em 23 de janeiro, após os agravamentos nos casos de coronavírus no Japão, o estúdio preferiu adiar o lançamento por tempo indeterminado. Esse já foi terceiro atraso causado pela pandemia, já que ‘Evangelion 3.0 + 1.0’ deveria ter estreado em 27 de junho de 2020.

A animação conclui um enredo que está “emperrado” há quase sete anos. Os três primeiros filmes da tetralogia, ‘Evangelion: 1.0 You Are [Not] Alone’, ‘Evangelion: 2.0 You Can [Not] Advance’ e ‘Evangelion: 3.0 You Can (Not) Redo’, estrearam em 2007, 2009 e 2012, respectivamente.
Os longas são um reboot (ou continuação, dependendo da teoria que você abraça) do anime de Hideaki Anno ‘Neon Genesis Evangelion’, exibido em 26 episódios entre 1995 e 1996. O desenho é um dos maiores sucessos da história do Japão, e ganhou uma adaptação em mangá, dezenas de jogos de videogame e infinitos produtos de merchandising.
No Brasil, o anime original (com uma nova dublagem) e seus dois primeiros longas, um que resume a série e outro que corre em paralelo com os dois episódios finais, podem ser vistos na Netflix.
Via: Crunchyroll