Em pouco mais duas semanas, em 31 de março, 12 novos hospitais de campanha devem estar em funcionamento no Estado de São Paulo. As unidades vão trazer 193 novos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) e 215 novas vagas de enfermaria. Apesar de todos os pedidos de intensificação do distanciamento social, os índices ainda estão baixos: no sábado (13) foram 46% e no domingo (14), 50%.

A quantidade de hospitais de campanha passa, então, dos quatro atuais para 16. A medida é necessária porque, atualmente, há 10.244 pacientes infectados por Covid-19 internados em UTIs: na Grande São Paulo 90% dos leitos estão ocupados e, no Estado, o percentual é de 88,4%. Em vagas de enfermaria, são 13.382 doentes atendidos com Covid-19.

publicidade

Depois de nove dias em fase vermelha, o Estado de São Paulo ainda não tem resultados expressivos. “Infelizmente ainda não há efeitos positivos. Isso porém, é esperado. Precisamos aguardar pelo menos duas semanas para fazer uma avaliação”, diz João Gabbardo, coordenador-executivo do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo. “Por enquanto, ainda há aceleração da epidemia.”

Vacinação segue

Enquanto isso, a campanha de vacinação segue — apesar de estar a passos ainda bastante lentos. O Instituto Butantan, que fabrica a CoronaVac no Brasil, entrega nesta segunda-feira (15) 3,3 milhões de doses do imunizante ao ministério da Saúde para reforçar o Plano Nacional de Imunização (PNI).

publicidade

Para a semana que vem, a entidade já tem mais 5,2 milhões de unidades de vacina em preparação. “Com isso, apenas em março serão 22,3 milhões de doses de CoronaVac entregues ao PNI. Em maio, concluímos a fabricação dos lotes de vacina da gripe e a linha de produção será direcionada para fazer mais unidades de imunizante contra a Covid-19″, destaca Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan.

Além disso, o Estado de São Paulo já determinou as datas de vacinação dos próximos grupos etários. Quem tem 75 e 76 pode procurar os postos já a partir desta segunda-feira. Na segunda-feira que vem (22), entram na lista os idosos de 72 a 74 anos. E na última segunda-feira de março (29), a vacinação é aberta para cidadãos de 70 e 71 anos. São Paulo já aplicou cerca de 4 milhões de doses de imunizante na população do Estado.