EnglishPortugueseSpanish

Yaphet Kotto, que ficou conhecido nos anos 1970 como vilão de James Bond em ‘Com 007 Viva e Deixe Morrer’ e por sua participação em ‘Alien, O Oitavo Passageiro’, morreu aos 81 anos nesta segunda-feira (15). A informação foi confirmada à Agence France-Presse (AFP) pela agência do ator, que não revelou a causa do óbito.

Em um comunicado publicado no Facebook, a esposa de Kotto, Sinahon Thessa, descreveu o marido como uma “lenda”. “Você interpretou um vilão em alguns de seus filmes, mas para mim você é um verdadeiro herói e para muitas pessoas também”, escreveu.

publicidade

No texto de despedida, Thessa ainda revela que o ator, apesar da idade, continuava com vários projetos para a carreira, além da publicação de um livro. “Ainda tínhamos muitos planos, muitas entrevistas marcadas e ofertas de filmes, como ‘G. I. Joe’, um filme de Tom Cruise e outros. Ainda tinha planos para lançar o teu livro e construir uma organização religiosa baseada nos Ensinamentos de Yogananda”, explica a esposa no comunicado.

Yaphet Kotto interpretou Dr. Kananga, primeiro vilão negro dos filmes de James Bond, em “Com 007 Viva e Deixe Morrer”. Imagem: Metro-Goldwyn-Mayer/Divulgação

Nascido em Nova York e filho de um pai imigrante camaronês com uma enfermeira do Exército americano, Yaphet Kotto estudou no Actors Mobile Theatre Studio, e estreou como ator aos 19 anos,  em uma representação teatral da obra ‘Otello’, de William Shakespeare, na região do Harlem.

Leia mais:

Com cerca de 100 obras em sua filmografia, o ator sempre foi muito elogiado pela crítica especializada por seus papéis, incluindo o do ditador Dr. Kananga, primeiro vilão negro da franquia de James Bond em ‘Com 007 Viva e Deixe Morrer’ (1973). Outros destaques ficam para quando interpretou o engenheiro espacial Dennis Parker no clássico da ficção científica ‘Alien, O Oitavo Passageiro’ (1979), de Ridley Scott, e lutou ao lado de Arnold Schwarzenegger no thriller distópico ‘O Sobrevivente’ (1987).

Kotto ainda recebeu uma indicação ao Emmy por sua interpretação do ditador de Uganda, Idi Amin, no filme para a TV ‘Resgate Fantástico’ (1976). Além disso, também fez séries para a televisão, como ‘Homicídio’, que ficou no ar entre 1993 e 1999.

Yaphet Kotto em 'Alien'. Imagem: 20th Century Studios/Divulgação
Yaphet Kotto em ‘Alien’. Imagem: 20th Century Studios/Divulgação

Fonte: Variety

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!


Experimente o Disney+. Clique aqui e Assine agora!