farmacêutica Moderna anunciou na manhã desta terça-feira (16) que iniciou os testes de fase 2 e fase 3 de sua vacina contra a Covid-19 em crianças. Segundo a empresa, serão 6.750 voluntários com idades que variam entre 6 meses e 11 anos de idade no Canadá e nos Estados Unidos. 

Os primeiros participantes dos testes já receberam o imunizante. Nesta primeira fase os pesquisadores devem testar outros detalhes, como qual a dosagem ideal do produto nos pequenos. Posteriormente, serão aplicadas duas doses da vacina ou se um placebo. 

Leia também: 

As doses serão aplicadas em duas doses, com diferença de 28 dias entre uma e outra. Na primeira fase, voluntários entre 2 e 11 anos de idade receberão doses de 50 ou 100 microgramas da vacina. Crianças de 6 meses a 2 anos receberão 25, 50 ou 100 microgramas. 

publicidade

Nesta fase, não haverá o chamado grupo controle, ou seja, todos receberão de fato a vacina. Já na fase seguinte, os pesquisadores vão determinar qual será a dosagem aplicada na dose de reforço.

Desta vez, já haverá um grupo de controle, que não receberá nenhuma dose do imunizante. Após os testes, os participantes serão acompanhados durante 12 meses. 

Novos testes em adultos

Moderna testa nova versão da vacina contra a Covid-19.

Um dia antes do anúncio dos estudos em crianças, a Moderna anunciou o início dos testes em adultos de uma versão mais estável da vacina, que poderá ser armazenada em refrigeradores comuns, ao contrário da versão atual, que precisa ser refrigerada em -20°C

A intenção da farmacêutica é avaliar a nova versão do imunizante em estudos futuros para que ela seja usada como um reforço para pessoas que já receberam a primeira dose ou possa ser usada nas duas em pessoas que ainda não foram vacinadas. 

Com informações do UOL e do G1 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!