Depois de realizar o evento de 2020 “na raça”, totalmente online por causa da pandemia de Covid-19, o BIG Festival chega para sua 9ª edição – entre os dias 3 e 9 de maio – repaginado e adaptado ao cenário atual: com mais de 60 horas de programação 100% digital. O evento, considerado o maior voltado para games independentes da América Latina, confirmou palestras com grandes nomes da indústria, como Xbox, Supercell e Riot.

A programação de 2021 é o triplo da entregue no ano passado, graças ao retorno do conteúdo voltado para o público. “A edição 2020 foi feita no susto”, lembra o diretor do BIG, Gustavo Steinberg. “Logo cedo no ano ficamos sabendo que algo sério vinha acontecendo, e na medida que outros eventos foram sendo cancelados começamos a pensar em como realizar o nosso”.

publicidade

Steinberg conta que inicialmente seu plano era não realizar o BIG naquele ano. “Conversamos com os desenvolvedores e eles pediram pela realização – especialmente porque outros eventos já tinham sido cancelados e ações como a rodada de negócios eram extremamente importantes para eles. Realizamos o BIG menor, exclusivamente B2B, mas com números impressionantes considerando o novo formato: mais de um milhão de participantes”, afirma o diretor. A edição física do festival recebia 20 mil pessoas.

Uma das palestras do BIG Festival de 2019 - o último realizado presencialmente. Imagem: BIG Festival/Divulgação
Uma das palestras do BIG Festival de 2019 – o último realizado presencialmente. Imagem: BIG Festival/Divulgação

Para este ano, o plano era realizar um evento híbrido. “Como a vacina não será algo tão rápido, nos reposicionamos para produzir o evento online. Aprofundamos especialmente a parte voltada para o consumidor, para oferecer algo diferente”, explica Steinberg. O formato digital possibilitou a ampliação das atividades voltadas para o público, que agora vai além dos jogos independentes selecionados para o festival e receberá anúncios de games indie, mas associados às grandes publishers.

As atividades do BIG Festival 2021 são completamente gratuitas e podem ser acompanhadas online. As palestras começam no dia 4/05, das 10h às 22h, até o dia 06/05, e até às 00h nos dias 7 e 8/05. “E vai ter de tudo. É a melhor programação que já conseguimos fechar, tanto com conteúdo da indústria, carreira e tecnologia, até palestrar com bastidores de jogos grandes”, conta Steinberg.

Entre os confirmados está o diretor de cinemática de ‘Gears of War’, Greg Mitchel, que vai falar sobre como o crescimento de jogos em 4K demandou da The Coalition mudanças consideráveis na forma de trabalhar. Daniel Medeiros, gerente de comunidade da Supercell, vai contar diretamente de Helsinque, na Finlândia, sobre sua experiência durante o lançamento de ‘Brawl Stars’, jogo para celulares que é um fenômeno mundial.

O executivo ainda tem um segundo papo marcado com o público do festival para explorar relacionamento que a publisher tem com os criadores de conteúdo. Ivannoska Gurgel, uma brasileira que vive em Los Angeles, vai contar sua trajetória profissional até chegar na Riot, onde é hoje gerente sênior de desenvolvimento, responsável pelos times de marketing e desenvolvimento do ‘Teamfight Tactics’ e ‘League of Legends’.