Após muita especulação, um grupo de cientistas parece ter encontrado algumas respostas para a origem do objeto espacial ‘Oumuamua e sobre sua formação. De acordo com os pesquisadores, trata-se de um pedaço de detrito lançado de um mundo parecido com Plutão.

Antes desta classificação, objeto foi chamado de muita coisa diferente, desde um asteroide, até uma nave espacial extraterrestre. Mas só o que se sabe é que ele viaja a milhares de quilômetros por hora e não é parecido com muita coisa que a gente já viu.

Segundo os estudiosos, o ‘Oumuamua, que em havaiano significa “mensageiro de muito longe que chega primeiro”, é um estilhaço de uma colisão entre um outro objeto espacial e seu planeta pai, ocorrida em um outro sistema estelar, há cerca de 450 milhões de anos.

Desde então, ele vaga por diferentes sistemas, e sua velocidade da viagem, se dá por conta de um fenômeno denominado como efeito foguete, que é parecido com o ocorrido nos cometas.

Neste objeto em especial, ele acontece porque a luz do nosso sol vaporiza sua superfície que é composta, provavelmente, por gelo de nitrogênio que é transformado em gás.

Velho conhecido

‘Oumuamua já não está mais em uma área observável. Crédito: Wikimedia Commons

O ‘Oumuamua já é um velho conhecido nosso, ele orbita o Sistema Solar há pelo menos 26 anos e está encolhendo com o passar do tempo, o que reforça a teoria dos estudiosos de que o objeto é realmente feito de gelo e que este gelo está derretendo.

O objeto espacial foi avistado por humanos pela primeira vez em 2017, e nunca foi cogitada uma colisão com a Terra, já que ele se afastava do nosso planeta a uma velocidade de mais de 315 mil km/h. Hoje, ele já não pode ser mais visto pelos astrônomos por estar muito longe daqui.

Porém, é provável que outros objetos espaciais parecidos com ele possam orbitar o nosso sistema solar atualmente, entretanto, eles são menores e de difícil visualização por serem mais opacos.

No entanto, com grandes telescópios de pesquisa sendo colocados on-line, poderemos encontrar mais ‘Oumuamuas por aí.

Com informações do Sy-fy Wire