Quem é Agente Americano, novo personagem de ‘Falcão e o Soldado Invernal’

Arthur Henrique19/03/2021 10h12, atualizada em 19/03/2021 10h13
Quem é o Agente Americano, personagem de 'Falcão e o Soldado Invernal'. Imagem: Screenrant/Reprodução
Quem é o Agente Americano, personagem de 'Falcão e o Soldado Invernal'. Imagem: Screenrant/Reprodução
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Agente Americano foi apresentado no Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) nesta sexta-feira (19), na estreia do primeiro episódio da série ‘Falcão e o Soldado Invernal’, no Disney+. Vivido por Wyatt Russel (Anjos da Lei 2), o anti-herói dos quadrinhos deve ser um personagem que causará muito impacto nos eventos da produção, usando até um codinome diferente: Capitão América.

E a introdução de John Walker vestindo o uniforme eternizado por Steve Rogers está diretamente conectada as histórias das páginas da Marvel Comics. Quem é o Agente Americano? Ele vai ser aliado ou inimigo de Sam Wilson e Bucky Barnes? O Olhar Digital separou tudo o que você precisa saber sobre o super-soldado patriótico:

POSSÍVEIS SPOILERS DO PRIMEIRO EPISÓDIO DE ‘FALCÃO E O SOLDADO INVERNAL ABAIXO –

Quem é Agente Americano? Conheça o possível substituto do Capitão América. Imagem: Marvel Studios/Reprodução
Quem é o Agente Americano? Conheça o possível substituto do Capitão América. Imagem: Marvel Studios/Reprodução

Origem do Agente Americano

Criado por Mark Gruenwald e Paul Neary, John Walker apareceu pela primeira vez em novembro de 1986 no ‘Capitão América #323’ e surgiu inicialmente como o Super-Patriota, um veterano do exército dos Estados Unidos (EUA) extremamente nacionalista.

Nos quadrinhos, ele é obcecado por se tornar um herói. Após a morte de seu irmão na Guerra do Vietnã, ele foi motivado a entrar no exército com o desejo de honrar seu legado e se tornar um símbolo americano. No entanto, o anseio do personagem faz com que ele compre seus poderes do cientista conhecido como Mercador do Poder, vilão que usa engenharia biológica e tecnologia para criar super-humanos.

Walker, como Super-Patriota, critica Capitão América em HQ dos anos 1980. Imagem: Marvel Comics/Reprodução
Walker, como Super-Patriota, critica Capitão América em HQ dos anos 1980. Imagem: Marvel Comics/Reprodução

Crenças e ideologias divergentes fazem com que Capitão América e Super-Patriota entrem em conflito, com Walker aproveitando todas as suas aparições públicas para criticar o rival e sua maneira de salvar o mundo. Eventualmente, Rogers abandonou o manto por não querer responder às ordens do governo norte-americano e Walker foi o escolhido para assumir o escudo, tornando-se uma versão mais agressiva do herói.

Durante o tempo como Capitão América, ele passou a ter uma visão político-social mais branda, embora ainda agisse de maneira bem mais agressiva que seu antecessor. No decorrer das histórias, Walker tem sua identidade revelada publicamente, o que causa o assassinato de seus pais. Ao derrotar o Caveira Vermelha ao lado de Rogers – agora com codinome “O Capitão” –, Walker tem permissão para se aposentar sob uma nova identidade, o Agente Americano, e tentar reconstruir sua vida.

Leia mais:

Ele continua trabalhando para o governo dos EUA, além de integrar os Vingadores da Costa Oeste. Com o passar do anos, Walker também integrou o Júri, os Invasores e, durante a primeira Guerra Civil dos Heróis, assumiu o comando da Tropa Ômega – grupo de heróis registrados pelo governo dos EUA.

Após ser o Capitão América, John Walker assume a identidade do Agente Americano. Imagem: Marvel Comics/Reprodução
Após ser o Capitão América, John Walker assume a identidade do Agente Americano. Imagem: Marvel Comics/Reprodução

Poderes e habilidades

Acredite ou não, o Agente Americano é consideravelmente mais forte que o Capitão América, segundo os quadrinhos da Marvel. Enquanto o estilo de luta de Steve Rogers foi impulsionado ao pico do potencial humano normal, John Walker tem verdadeira força, agilidade e resistência sobre-humanas. Em muitas lutas entre ambos, ele teve vantagem.

Walker também foi treinado em várias formas de combate armado e desarmado, além de ter o conhecimento necessário para anular o escudo inquebrável do Capitão América, objeto que carregou durante sua gestão como Sentinela da Liberdade. Alías, o Agente Americano também faz uso de vários escudos, incluindo um feito de vibranium e criado pelo Pantera Negra.

Agente Americanos x Falcão

Falcão e o Agente Americano em batalha nos quadrinhos. Imagem: Marvel Comics/Reprodução
Falcão e o Agente Americano em batalha nos quadrinhos. Imagem: Marvel Comics/Reprodução

Nos eventos antes do arco “Império Secreto” das HQs, Walker foi contactado por Steve Rogers com o objetivo de confiscar o escudo de Capitão América, que na época era Sam Wilson (com uniforme vermelho, azul e branco). O Agente Americano argumentou que não entraria em um confronto físico com o ex-Falcão, por respeito.

Eventualmente, os dois personagem entraram em conflito. A luta foi intensa, visto que ambos eram igualmente fortes, mas Wilson conseguiu derrotar Walker graças ao seu poder de conexão mental com pássaros. Após desaparecer por conta do fracasso da missão, o Agente Americano retorna quando uma versão maligna de Rogers toma o controle dos EUA como líder da HIDRA.

Capitão América em ‘Falcão e o Soldado Invernal’

Wyatt Russel é John Walker, o novo Capitão América em 'Falcão e o Soldado Invernal'. Imagem: Marvel Studios/Reprodução
Wyatt Russel é John Walker, o novo Capitão América em ‘Falcão e o Soldado Invernal’. Imagem: Marvel Studios/Reprodução

Nos momentos finais do primeiro episódio de ‘Falcão e o Soldado Invernal’, entitulado ‘Nova Ordem Mundial’, vimos Sam Wilson, o Falcão (Anthony Mackie), entregando o escudo do Capitão América (Chris Evans) a um museu em Washington D.C, seis meses depois de recebê-lo de uma versão mais velha de Steve Rogers em ‘Vingadores: Ultimato’, que voltou ao passado para viver a vida ao lado de seu grande amor, Peggy Carter (Hayley Atwell).

Contudo, o escudo não permaneceu no acervo dedicado ao Capitão América. Por trás das costas do Falcão, o governo decidiu usá-lo para dar vida a uma nova versão do herói, agora sendo John Walker, que na série é vivido por Wyatt Russel. O evento da passagem de manto ocorre com transmissão em cadeia nacional, deixando Wilson com um semblante de decepcionado.

Há um significado mais profundo por trás disso que deve ser explorado na série: o governo dos EUA dá as costas a um homem negro, ex-Vingador e que já trabalha ao lado do Capitão América, para priorizar alguém com o perfil mais parecido com o de Steve Rogers. O que resta saber agora é se John Walker realmente será alguém com más ou boas intenções.

Fonte: screenrant e cbr

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Arthur Henrique é redator(a) no Olhar Digital