Redes sociais e crianças são sempre um problema, por regra, quem tem menos de 13 anos não pode utilizar o Instagram e a qualquer perfil que seja identificado como sendo de alguém dessa idade precisa ser excluído da plataforma. Pensando nisso, o Facebook pode criar uma versão da rede voltada apenas para menores de 13 anos.

A informação foi divulgada inicialmente pelo BuzzFeed News e confirmada pelo diretor do Instagram, Adam Mosseri, no Twitter (!). “As crianças estão cada vez mais perguntando aos pais se podem usar aplicativos que os ajudem a manter o contato com os amigos. Uma versão do Instagram onde os pais têm controle, como tínhamos com o Messenger Kids, é algo que estamos explorando. Compartilharemos mais no futuro”, escreveu na plataforma.

publicidade

As regras de idade no Instagram seguem o estabelecido pelo Ato de Proteção da Privacidade Online de Crianças (COPPA, na sigla em inglês), que coloca como obrigatoriedade uma autorização dos pais para que dados de menores de 13 anos sejam coletados em plataformas digitais.

Caso o Instagram saiba da presença de crianças na rede social, esses perfis precisam ser excluídos, podendo gerar problemas legais para a companhia caso a regra não seja cumprida.

Nova plataforma

A intenção de criar a nova plataforma foi descoberta pelo BuzzFeed News, após executivos do Instagram mandarem um comunicado interno falando sobre a prioridade de construir um ambiente seguro para ser utilizado por menores de 13 anos.

“Estaremos construindo um novo pilar da juventude para nos concentrar em duas coisas: (a) acelerar nosso trabalho de integridade e privacidade para garantir a experiência mais segura possível para os adolescentes e (b) construir uma versão do Instagram que permita às pessoas com menos de aos 13 anos para usar com segurança pela primeira vez”, diz o texto de Vishal Shah, vice-presidente de produto.

Outro fator de interesse do Instagram em criar uma plataforma para crianças é o comercial. Mesmo que diversos países tenham leis que limitem a publicidade voltada para o público infantil, inclusive no Brasil, a empresa vê um segmento em potencial desse tipo de propaganda.

Essa não é a primeira empreitada de Mark Zuckerberg no ramo. Em 2017 foi lançado o Menssager Kids, uma versão do app de mensagens do Facebook voltada para quem tem de 6 a 12 anos de idade. A ferramenta pode ser inteiramente controlada e acompanhada pelos pais. Fica ainda a cargo dos responsáveis aceitar convites de contatos.

Até o momento não há uma previsão exata de quando o Instaram para crianças vai ser lançado.

Via BuzzFeed News

Imagem Stock Eye (iStock)

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!