Por volta das 14h desta sexta-feira (19), as plataformas do Instagram e WhatsApp ficaram instáveis em diversas regiões do mundo. Relatos em redes sociais e no DownDetector apontam que não é possível se conectar aos aplicativos ou atualizar os feeds. Até o momento o Facebook, que é dono de ambos serviços, não se pronunciou sobre a falha.

No Twitter, usuários já mencionaram o mensageiro na tarde de hoje mais de 350 mil vezes até o momento de publicação desta notícia. As publicações citam que não é possível acessar nenhum dos dois serviços nos aplicativos móveis, tampouco em suas versões para a web.

Usuários ainda relataram que a interrupção nos serviços também atinge o Facebook, além do Messenger. Na página de status do serviço da companhia, não é exibido nenhum problema de funcionamento.

Leia mais:

publicidade

Em alguns casos, o Instagram aponta o erro “5xx Server Error” quando algum usuário tenta acessar a rede social por um navegador.

No WhatsApp, usuários não conseguem enviar ou receber mensagens na tarde desta sexta-feira (19). Imagem: Captura de tela/Reprodução
Instagram também segue fora do ar, embora a plataforma do próprio Facebook se mantenha estável. Imagem: Captura de tela/Reprodução

Queda rápida

Por volta das 15h, cerca de uma hora após o início das reclamações, os serviços do Facebook como a própria rede social, WhatsApp e Instagram voltaram a funcionar.

As reclamações sobre o Instagram, que atingiram um pico de quase 15 mil no Downdetector, foram registradas cerca de 5,5 mil vezes por volta das 14:56. No caso do WhatsApp (no mesmo horário), o pico de reclamações foi de mais de 46 mil, e posteriormente foram registradas cerca de 18 mil vezes.

Em sua conta oficial no Twitter, a equipe do WhatsApp informou às 15:41: “Obrigado pela sua paciência, foram longos 45 minutos, mas estamos de volta”.

Em resposta ao Olhar Digital, um porta-voz do Facebook confirmou a “instabilidade técnica que fez com que as pessoas tivessem dificuldade para acessar alguns serviços”. “Essa questão já está resolvida”, disse.

Signal e Telegram ‘comemoram’ falha no WhatsApp

No Twitter, aplicativos concorrentes do WhatsApp “comemoraram” a queda do serviço na tarde de hoje. “Desta vez eu não vou postar memes, deixo com vocês”, brincou o perfil brasileiro do Telegram.

Recebendo muitos novos usuários, o Signal agradeceu e disse: “Solidariedade ao pessoal que está trabalhando na falha do WhatsApp. Pessoas de fora da indústria de tecnologia nunca entenderão como pode soar estranho quando alguém diz que está ‘ansioso por um tempo de inatividade no fim de semana'”.

Via: Downdetector