“It’s Britney, b****.” A plataforma de streaming Globoplay disponibilizou nesta segunda-feira (22) o documentário ‘Framing Britney: A Vida de uma Estrela’. O filme retrata a caminhada do fenômeno do pop, da ascensão à queda.

Britney começou a cantar aos 11 anos, mas foi em 1999, aos 17, que a cantora estourou com o álbum ‘…Baby One More Time’, indicado ao Grammy nas categorias Melhor Artista Revelação e Melhor Álbum Vocal de Pop. O disco vendeu 30 milhões de cópias e ela se viu em meio ao assédio midiático.

publicidade

Depois de alcançar os primeiros lugares rapidamente e se tornar um sucesso mundial no pop adolescente, a cantora sofreu um colapso mental em 2007. Logo, o pai Jamie Spears se tornou seu tutor, contra a vontade da artista. Ela batalha na justiça pela liberdade desde então.

A situação de Britney Spears levanta questões sobre saúde mental e direitos individuais. Em 2020, a cantora acionou a Suprema Corte da Califórnia, mas perdeu. Contudo, a curadoria da fortuna de Britney passou para Jamie Lynn Spears, irmã caçula da cantora, no mês de agosto do ano passado.

publicidade

Os bens da ‘Princesa do Pop’ são administrados pela SJB Revocable Trust, empresa criada pela própria Britney em 2004, ano em que se casou com o dançarino Kevin Federline. Em 2005, o casal teve Sean, primeiro filho. Jayden nasceu em 2006, mesmo ano em que Britney e Kevin se separaram. Em 2007, com o esgotamento mental, ela perdeu a guarda dos garotos. Hoje, Britney tem direito a 30% da custódia deles.

Apoiadores de Britney Spears participam do protesto “#FreeBritney” do lado de fora do Tribunal de Justiça de Stanley Mosk, em novembro de 2020,, em Los Angeles. Imagem: Ringo Chiu/Shutterstock
Apoiadores de Britney Spears participam do protesto “#FreeBritney” do lado de fora do Tribunal de Justiça de Stanley Mosk, em novembro de 2020, em Los Angeles. Imagem: Ringo Chiu/Shutterstock

O documentário também reacendeu o movimento de fãs pela liberdade da cantora, sob a hashtag #FreeBritney. No Instagram da artista, vários seguidores buscam vestígios de que ela precise de ajuda e marcam, inclusive, o FBI nas postagens.

publicidade

LEIA MAIS:

BBB

Aproveitando ainda que o líder da semana no Big Brother Brasil 21 é o doutorando pernambucano Gilberto Nogueira, a Globo colocou o documentário no cinema do líder. Gil é fã da cantora e levou com ele Sarah, Fiuk e Caio para assistir ao filme.

publicidade

A reação que mais chamou atenção do público foi a do fazendeiro, que não conhecia a história de Britney até ver o documentário. Pai de duas filhas, Caio ficou revoltado com o tratamento dado por Jamie Spears, pai da cantora, a Britney. “Eles (pai e irmão) destruíram ela”, disse. Ele ainda desceu para a casa contando sobre o filme para o restante da casa.