Entender artigos acadêmicos e textos complexos, com palavras técnicas e rebuscadas, sempre foi uma “dor de cabeça” para os leitores. Pelo menos até agora. Isso porque a Microsoft acaba de lançar o novo recurso “dicionário” no Microsoft Edge Canary Channel e Microsoft Edge Dev Channel — versões de testes privadas do navegador —, o que vai facilitar a leitura de textos em PDF pelo browser.

Anunciado no último sábado (20), o recurso já está disponível para os participantes da versão beta do navegador. E para habilitar a ferramenta, a tarefa é simples.

Basta abrir o navegador Microsoft Edge e clicar no menu de três pontos localizado no canto superior direito do browser. Se preferir, é possível usar o comando Alt+P para entrar nas configurações.

Agora, vá em “Settings”, acesse “Appearence” e “Context Menus”. Certifique-se de habilitar a opção “Show smart actions when viewing PDFs” tanto na aba “Full context menu” quanto na aba “Mini context menu”.

publicidade
Habilitando o novo recurso dicionário no Microsoft Edge
Foto: Techdows/Reprodução

Feito isso, basta carregar um texto em PDF, selecionar a palavra desejada, clicar com o botão direito sobre ela e escolher a nova opção disponível “Define”.

Passo a passo para habilitar o novo recurso dicionário no Microsoft Edge
Foto: Techdows/Reprodução

Um novo pop-up será aberto exibindo a definição da palavra com base no dicionário do buscador Bing.

Nova ferramenta dicionário do Edge
Foto: Techdows/Reprodução

Por ora, o recurso “dicionário” está disponível apenas na versão de testes do Microsoft Edge, mas é bem provável que a ferramenta seja disponibilizada para toda a comunidade em breve.

Leia mais:

Como usar o dicionário pela barra lateral do Microsoft Edge

Enquanto o recurso não é liberado para todos os usuários, é possível utilizar uma ferramenta semelhante durante as leituras de arquivos em PDF pelo navegador da Microsoft.

Para isso, abra o Microsoft Edge, vá no menu de três pontos e selecione a opção “Configurações”.

Página inicial do Microsoft Edge

Vá em “Aparência”.

Configurações do navegador

Habilite a opção “Mostrar menu mínimo ao selecionar texto em PDFs”.

Aba de aparências do Edge

Selecione a palavra desejada, clique com o botão direito e escolha a opção “Pesquisar na barra lateral”.

Selecionando a palavra no arquivo em PDF

Feito isso, será aberta uma pesquisa na barra lateral do navegador que exibirá o significado e as principais buscas do Bing referente à palavra.

Barra lateral de pesquisa

O recurso não é tão prático como o “dicionário”, mas pode ser uma boa alternativa até a chegada da ferramenta.

Fonte: Techdows