Segundo o jornal sul-coreano DongA Ilbo, citando fontes anônimas, a LG Electronics Inc. pode estar considerando fechar sua divisão de smartphones. De acordo com a Bloomberg, negociações para venda da operação para o Grupo Volkswagen (Alemanha) e Vingroup JSC (Vietnã) fracassaram.
Em dezembro de 2020 a divisão registrou seu 22º trimestre consecutivo de prejuízo. Em janeiro deste ano, um representante da LG declarou ao jornal Korea Herald que “como a competição no mercado global está ficando mais acirrada, é hora da LG fazer um julgamento frio e a melhor escolha”.
Leia mais:
- LG vai terceirizar produção de smartphones de entrada
- LG Wing, smartphone com tela giratória, tem preço revelado
- Apple ultrapassa Samsung e é a maior fabricante de smartphones no mundo
“A empresa está considerando todas as medidas possíveis, incluindo venda, retirada ou redução do tamanho do negócio de smartphones”, completou, segundo a publicação. Na mesma época o CEO da LG Electronics Inc., Kwon Bong-seok, teria dito que “independente de qualquer mudança no rumo da operação de negócios de smartphones, os empregos serão mantidos, então não há necessidade de se preocupar”.
Quando assumiu o cargo em janeiro de 2020, Kwon prometeu dar uma reviravolta no negócio de smartphones da empresa até 2021. “A empresa está melhorando a lucratividade cortando custos, e buscará crescimento no mercado premium no próximo ano”, disse o executivo na época.

Apesar do otimismo, no terceiro trimestre de 2020 a LG Electronics Inc. vendeu 6,5 milhões de smartphones, contra 7,2 milhões no mesmo período de 2019, de acordo com dados da Counterpoint. Segundo a StatCounter, sua participação no mercado caiu de 2% para 1,7% no mesmo período.
O DongA Ilbo afirma que a LG cancelou o desenvolvimento de smartphones com tela enrolável e o lançamento de uma nova linha de aparelhos que estava programada para o primeiro semestre deste ano. Uma decisão final sobre o destino da divisão pode ser comunicada aos funcionários já em abril, diz o jornal.
Fonte: Bloomberg Quint
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!