O Big Brother Brasil é um sucesso nas redes sociais, os participantes do reality show acumulam milhares de seguidores e as publicações sobre o programa seguem sempre em alta. Isso tudo atraiu a atenção de golpistas, um levantamento feito pelo dfndr lab da Psafe, analisou mais de 60 perfis falsos relacionados ao BBB21 no Twitter, no Facebook e no Instagram.

Aparentemente inofensivos, esses fakes podem enganar muita gente. Caso atinja um número alto de seguidores, esses perfis podem ser utilizados para postagens pagas e ainda serem vendidos para terceiros que vão usá-los para outros fins. Esse mercado de venda de perfis nas redes sociais, inclusive, é antigo.

publicidade

Uma das vantagens que os bandidos encontram em utilizarem participantes do programa é o fato de boa parte deles serem desconhecidos antes de entrarem para o reality. Isso pode justificar a ausência do selo de verificação em algumas plataformas.

Leia também!

Apesar disso, o principal alvo dos criminosos é alguém bem famoso: o apresentador do BBB, Tiago Leifert. O jornalista não possui um perfil no Twitter e isso é um prato cheio para os golpistas.

Imagem: Psafe

Perfis falsos do BBB21

Uma conta falsa com o nome do Leifert possui mais de 236 mil seguidores. O perfil não só se passa pelo apresentador, como interage com fãs, cria enquetes, comenta o programa. Isso faz com que o usuário pareça verifico.

“Os perfis falsos geralmente são usados para disseminar os mais diversos tipos de golpes, criando supostos sorteios de produtos e serviços e até prometendo falsas transferências de dinheiro pelo PIX”, alerta Emilio Simoni, diretor do dfndr lab.

Imagem: Psafe

Além de ganharem dinheiro vendendo os perfis falsos do BBB21 ou fazendo propagandas neles, os bandidos ainda podem usar falsas promoções e sorteios para conseguirem informações pessoais de seus seguidores.

Lembrando que isso é crime e viola as Políticas de Falsa Identidade do Twitter. Ainda sim, a única forma aparente de derrubar esses perfis falsos do BBB21 é denunciando.

Via Vida Celular

Imagem: Divulgação Rede Globo

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!