Não é de hoje que existe a discussão sobre como a disputa por likes nas redes sociais acaba fazendo mal para os usuários. Pensando nisso, uma empresa canadense criou o Gravvity, uma rede social sem curtidas e que promete ser transparente com os dados dos usuários. Como mostrado pelo Vida Celular.

Gravvity, a plataforma sem likes que promete ser uma rede social 'anti-Facebook'
Imagem: reprodução Gravvity

Essa espécie de “anti-facebook” também garante ter uma mudança nos anúncios. A companhia vai sim vender e lucrar através de propaganda, mas, diferente do que é feito em outras plataformas, o usuário pode optar se quer ver os anúncios e caso opte por visualizar, vai receber uma parcela do dinheiro pago pelo anunciante. Esses valores ainda são desconhecidos, já que a plataforma ainda está em acesso antecipado.

publicidade

Leia mais:

Uma outra diferença é pela forma como aplicativo é organizado. Gravvity promete também ser, além de uma rede social, um hub que conecta outras plataformas. Basicamente, além dos posts do próprio serviço, é possível ver publicações do Facebook, Instagram, Twitter e outros, tudo dentro do mesmo app.

publicidade

A ideia é que você não fique sem ver o que seus amigos postam em outros lugares. Mas há uma diferença, para exibir conteúdos de outras redes, o Gravvity não utiliza o algoritmo dessas plataformas e “caça” as postagens em cada perfil. E também fica a critério do usuário como o feed vai ficar organizado.

Gravvity, uma rede social saudável

“Os aplicativos de mídia social estão explorando as pessoas por seus dados e atenção. Nossa missão é capacitar as pessoas para que aproveitem os benefícios de estarem socialmente conectadas sem serem exploradas.”, disse Jerry Chien, fundador da empresa.

publicidade

A principal crítica ao facebook e a esse modelo de rede social é que elas são construídas para manterem a atenção do usuário presa pelo maior tempo possível e, assim, exibir mais anúncios. O modelo escolhido pelo Gravvity tenta quebrar isso.

Ainda não dá para saber se a estratégia vai ser bem sucedida, já que o fato de não ter likes (como o próprio Facebook já discutiu) e propagandas, não impede o compartilhamento de notícias falsas e de conteúdos prejudiciais, mas pode ajudar a diminuir o número de pessoas viciadas nessas redes.

publicidade

Mas só vai dar para saber como as coisas vão funcionar por lá testando. O app tem previsão de lançamento para o dia 21 de abril e você pode se inscrever para entrar na lista de espera.

Via Vida Celular

Imagem: Cristian Dina (Pixels)

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!