EnglishPortugueseSpanish

A Anatel lançou um aplicativo oficial que compara planos de operadoras de celular, internet fixa, combos e TVs por assinatura disponíveis na região. Chamado de “Comparador de Ofertas”, a plataforma se atualiza automaticamente conforme informações enviadas pelas próprias empresas prestadoras de serviço.

O Comparador de Ofertas, que está disponível tanto para Android pelo Google Play como para iOS na Apple Store, consegue listar o plano contratado pelo usuário e todas as vantagens disponíveis. Ele exibe um leque de opções mostrando outros pacotes com base em fatores como preço, velocidade da internet, vantagens, ligações ilimitadas e número de canais disponíveis.

publicidade

O aplicativo também classifica os serviços com base no índice de satisfação, mas não se trata de avaliações de usuários, e sim dos resultados do ranking das operadoras nas pesquisas de avaliação.

Anatel lança "Comparador de Ofertas". Imgem: Reprodução
Anatel lança “Comparador de Ofertas”. Imgem: Reprodução

Leia mais!

Recém-lançada, a plataforma vem sofrendo algumas “patinadas”. O objetivo do aplicativo é centralizar informações dos planos de operadoras para que os usuários consigam fazer um comparativo e possam reivindicar seus direitos caso o plano seja alterado sem avisar o consumidor.  Através dele você consegue salvar pacotes contratados, encontrar opções similares e ainda acessar o PDF dos regulamentos.

Porém, ao que tudo indica, a experiência com o app varia de usuário para usuário. Enquanto muitos elogiam a listagem do software, outros reclamam da falta de disponibilidade dos serviços em suas regiões. Alguns ainda lamentam que a plataforma não exiba planos de pequenas operadoras, por exemplo. Para esse último caso, segundo a Anatel, as operadoras interessadas devem enviar suas informações para o banco de dados do aplicativo possibilitando o cadastro das empresas, que precisa ser feito de forma manual pela Agência Nacional de Telecomunicações.

Vale ressaltar que o comparador de planos da Anatel não compra os planos e nem lida com transações financeiras. O aplicativo serve apenas como banco de dados comparativo para auxiliar o consumidor na sua pesquisa ou cotação de serviços.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!