Quase como um “efeito cascata”, a Renault anunciou que o agravamento nos casos de Covid-19 no Brasil forçou a montadora a suspender as atividades na fábrica em São José dos Pinhais (PR). A empresa é a sexta a adotar a medida nas últimas semanas, ao lado da Nissan, Mercedes-Benz, Volkswagen, Volvo e Scania.

A produção no Complexo Ayrton Senna será interrompida a partir da próxima segunda-feira (29), para “contribuir para o isolamento social neste momento em que diferentes cidades adotaram medidas mais restritivas”, de acordo com a nota oficial da Renault.

publicidade

O retorno está agendado, a princípio, para o dia 5 de abril. Assim como em outras montadoras, funcionários administrativos continuam trabalhando em regime de home office.

“Desde o início da pandemia nossa prioridade tem sido a saúde dos nossos colaboradores. Implementamos um completo protocolo de saúde e segurança, que segue vigente desde maio de 2020. Ao longo de todo este período operando com a adoção do protocolo, nossa experiência demonstrou que todas as fábricas do Complexo Industrial Ayrton Senna são um ambiente seguro”, completou a Renault em nota oficial.

publicidade

Leia também:

Mais cedo, a Nissan, que faz parte do mesmo grupo que a Renault, anunciou sua unidade em Resende (RJ) terá suas atividades suspensas entre os dias 26 de março e 9 de abril.

publicidade
Linha de produção da Nissan em Resende (RJ). Imagem: Cris Oliveira/Divulgação
Linha de produção da Nissan em Resende (RJ). Imagem: Cris Oliveira/Divulgação

Na última terça-feira (23), a Mercedes-Benz anunciou o fechamento das suas unidades em São Bernardo do Campo (SP) e Juiz de Fora (MG) a partir do dia 26, com retorno previsto para 5 de abril. Caso as medidas restritivas permaneçam após 5 de abril, serão concedidas férias coletivas para grupos alternados de funcionários, de acordo com o planejamento das fábricas.

“Assim, teremos um grupo de produção menor mantendo os protocolos de distanciamento, mas continuaremos a atender os nossos clientes com nossos produtos e serviços”, anunciou a empresa.

publicidade
Fábrica da Mercedes-Benz no Brasil. Imagem: Mercedes-Benz/Divulgação
Fábricas da Mercedes-Benz no Brasil fecharão nesta sexta-feira (26) e só devem reabrir depois do dia 5 de abril. Imagem: Mercedes-Benz/Divulgação

No mesmo dia, a fabricante de caminhões e ônibus Volvo anunciou que pretende reduzir em 70% suas atividades na fábrica localizada em Curitiba. A medida deve atingir em torno de dois mil funcionários envolvidos na produção de caminhões, chassis para ônibus e peças.

A empresa sueca possui em torno de 3,7 mil funcionários em sua unidade na capital do Paraná, no entanto, quase 1,5 mil deles, dos setores administrativos, já estão trabalhando em regime de home office.

Já a Scania, suspendeu totalmente suas atividades na fábrica de São Bernardo do Campo, na região do ABC paulista nesta quinta-feira (25) e, inicialmente, retomará as atividades no próximo dia 5 de abril.

Volkswagen também já decidiu paralisar atividades. Crédito: Volkswagen/Divulgação
Volkswagen paralisou suas atividades no Brasil. Crédito: Volkswagen/Divulgação

Já a Volkswagen paralisou a produção das fábricas de São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos, no estado de São Paulo, e São José dos Pinhais, no Paraná. A suspensão começou na quarta-feira (24). Por enquanto, a expectativa da montadora é retomar as atividades no dia 5 de abril, 12 dias depois. Apenas atividades essenciais continuam nas fábricas. Funcionários dos setores administrativos vão trabalhar de casa.

Via: Quatro Rodas