A Tim e a Enel X anunciaram na quarta-feira (24) uma parceria para começar a construir mais duas usinas solares no Brasil. O projeto, em andamento desde abril de 2020, prevê uma usina na cidade de América Dourada e outra em Ibititá, ambas na Bahia. Juntas, as indústrias somarão mais de 24 mil painéis solares com capacidade de 9,919 Mega-Watt pico (MWp), o suficiente para abastecer com energia os 716 sites da operadora no estado.

Tim e Enel anunciam construção de duas usinas solares. Imagem: Shutterstock
Tim e Enel anunciam construção de duas usinas solares. Imagem: Shutterstock

As usinas, que irão ficar a 500 km de Salvador, devem começar a funcionar no segundo semestre deste ano e tem a expectativa de reduzir a emissão de 13 mil toneladas de CO2 por ano. Com as inovações a Enel X, um braço da companhia de energia que visa acelerar a transição energética no Brasil, pretende alcançar 27,1 MWp em energia solar voltada para o setor industrial por meio de células fotovoltaicas. Um dispositivo que utiliza reações químicas espontâneas para convertê-la em energia elétrica

Conforme o modelo de negócio fechado, o contrato das usinas com a Tim será válido por 15 anos. O projeto, que visa redução de carbono e distribuição de energia limpa, está nos planos da empresa desde 2017. A companhia já possui 34 usinas de energia solar, hídrica e de biogás, e finalizou 2020 com 24,5% de seu consumo de energia gerado por fontes renováveis. 

Para 2022, a Tim espera alcançar a marca de 60 unidades solares com geração mensal de 38GWh, o suficiente para abastecer uma cidade com 150 mil habitantes. Pensando ainda mais a frente, em meados de 2025, a companhia almeja chegar a 90% de energia verde.

publicidade

Bruno Gentil, Diretor de Suporte de Negócios da Tim, reforça a importância do assunto dentro de uma agenda alinhada aos pilares da Governança Ambiental, Social e Corporativa da empresa.

“Fontes renováveis são importantes não só para promover a redução de custos, mas – principalmente – para atender a uma demanda crescente de toda a sociedade por energia limpa, garantindo a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida da população. Contamos com parceiros como a Enel X, que priorizam soluções para o futuro, em projetos e investimentos que realizamos pelo país, em busca da eficiência energética”, disse o dirigente.

Leia mais!

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!