O Facebook e o Google desenvolvem um projeto para ligar a América do Norte com o sudeste da Ásia através de cabos submarinos. A ideia é aumentar a velocidade do tráfego de internet entre as duas regiões.

“Chamados de Echo e Bifrost, esses serão os dois primeiros cabos submarinos a passar por uma nova rota diversificada cruzando o Mar de Java e aumentarão a capacidade submarina geral no transpacífico em cerca de 70%”, afirmou o vice-presidente de Investimentos da rede social, Kevin Salvadori, à Reuters.

publicidade

Como disse o executivo, esses devem ser os primeiros cabos a ligarem a América do Norte com a Indonésia. No entanto, a plataforma não revelou qual o tamanho do investimento para tornar a empreitada possível.

Um desses cabos, o Echo, vai ter a participação da Alphabet, “dona” do Google. A previsão é de que este primeiro seja entregue até 2023 e será utilizado por ambas as companhias. A XL Axiata, empresa de telecomunicações da indonésia, também está envolvida no projeto.

O segundo cabo é o Bifrost, que deve ficar pronto em 2024. Esse é feito pelo Facebook, pela Telkom e ainda pela gigante de Singapura Keppel.

O investimento do Facebook na Indonésia não é recente e o país asiático é o cinco maior mercado da rede social. Os cabos submarinos ainda precisam da aprovação dos órgãos reguladores locais antes da instalação.

“Estamos trabalhando com parceiros e reguladores para atender a todas as preocupações das pessoas e esperamos que esse cabo seja um cabo transpacífico valioso e produtivo em um futuro próximo”, completou Salvadori.

O projeto na Indonésia não muda os planos do Facebook para a instalação de cabos submarinos para o resto da Ásia, como o Pacific Light Cable Network.

Lembrando que o Google e o Facebook já estiveram envolvidos em um programa para ligar os EUA e Hong Kong via cabo submarino. Mas, em setembro do ano passado, o Governo dos Estados Unidos pediu o cancelamento do projeto por questões de “segurança nacional”.vApós uma batalha judicial, as empresas acabaram cedendo e cancelaram os cabos. Agora a parceria foi retomada, mas para outro país.

Leia mais:

Entenda a importância dos cabos submarinos

É bastante provável que você já tenha ouvido falar de cabos submarinos. Eles são usados em trechos de mar para ligar estações terrestres e, assim, transmitir sinais de telecomunicações por longas distâncias. Para isso, são instalados no assoalho oceânico.

Esses cabos recebem proteção mecânica adicional para que sejam instalados sob a água: normalmente, têm interior de aço e isolamento especial. Eles podem ser metálicos, coaxiais ou ópticos — os mais utilizados atualmente.

Para conhecer mais sobre o funcionamento e importância dos cabos submarinos, confira o especial preparado pelo Olhar Digital.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Via Reuters