O mercado de jogos mobile vai muito bem nos EUA, obrigado, de acordo com levantamento publicado pela Sensor Tower. Segundo a empresa de análise, o faturamento ano a ano do setor aumentou de 15% a 20% antes do início da pandemia para 40% em maio de 2020. Desde então, esse número tem se mantido entre 25% e 35%, o que a Sensor Tower entende como algo dentro da média global para os games móveis.
O crescimento da receita teve picos de 64% em maio de 2020. Nos meses subsequentes, esse volume se manteve estável, superando setores como Europa e Ásia mesmo com o lançamento de títulos específicos destes dois públicos, como “Genshin Impact” que, estranhamente, não é mencionado no relatório apesar do amplo sucesso que vem obtendo.
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Em números mais aprofundados, 10 gêneros foram avaliados pela Sensor Tower, que registrou crescimento em nove deles – apenas “Estratégia” é que sofreu perda, já que registrou, em 2019, 28% de crescimento, versus 25% no pós-pandemia. Já o gênero de simulação contou com o maior crescimento de todos, elevado em muito graças ao jogo “Roblox”: foram 62% de evolução ano a ano, seguido do gênero de ação com 51%.
Jogos mais voltado às interações sociais, como o já mencionado “Roblox” e o sempre popular “Among Us’, registraram domínio no dinheiro gasto por parte dos usuários: “Roblox”, por exemplo, foi o único a exceder a marca de US$ 200 milhões (R$ 1,13 bilhão, na conversão direta). Entre o segundo e quarto trimestres de 2020, “Among Us” foi o destaque mais óbvio, conforme o gráfico abaixo:
Jogos casuais, porém, tiveram uma queda: “A pandemia parou a adoção hiper acelerada de jogos casuais que vimos ao longo dos últimos anos”, diz trecho do relatório da Sensor Tower. “Com reduções significativas em uso de transportes públicos e viagens devido à Covid-19, a demanda por esses jogos mais simples e o volume de downloads de jogos hiper casuais caiu ano a ano, entre o segundo e quarto trimestres de 2020”.
O volume de downloads contou com um surto favorável entre janeiro e abril de 2020, saltando de 26% para 63% no período. Entretanto, esse impulso foi temporário: de junho de 2020 em diante, os números caíram para médias similares ao mês de janeiro, caindo continuamente até dezembro.
Fonte: Sensor Tower