Um dispositivo Android velho pode ter diversas finalidades: desde virar uma webcam, até tornar-se um novo produto à venda na OLX. Mas para quem gosta de ficar a par de todos os processos que ocorrem em seu PC, ainda é possível transformar o celular Android antigo em um monitor de sistema de computadores Windows.

Isso possibilita que o usuário supervisione o desempenho da GPU (unidade de processamento gráfico), CPU (unidade central de processamento), o quanto de memória RAM está em uso ou mesmo verifique a temperatura do dispositivo.

Existem diversos aplicativos que podem tornar o celular Android antigo em um monitor de sistema. No tutorial abaixo, será usado o Pitikapp: ele é gratuito em qualquer uma das plataformas, é compatível tanto com Android quanto com iOS (alô, iPhoners) e não exibe aquela enxurrada de anúncios como em outros apps de graça.

E a boa notícia é que todo o processo pode ser feito de maneira simples. Basta baixar alguns apps para que seu computador com sistema operacional Windows ganhe um monitor de sistema “novinho” em folha.

publicidade

Como usar um celular Android velho como monitor do sistema de PC

Antes de começar, é preciso verificar se o dispositivo Android e o computador estão conectados à mesma rede. Se a resposta for sim, prossiga com o passo a passo abaixo.

Instale o servidor do Pitikapp em seu computador Windows. Para isso, entre na página www.pitikapp.com e desça até encontrar a opção “Server”, na seção “Download”.

Página inicial do Pitikapp

Feito isso, vá na Play Store de seu celular Android antigo e baixe o Pitikapp.

Pitikapp na Play Store

Dica de ouro: também é recomendável baixar o MSI Afterburner para ter acesso a mais plugins de monitoramento. Basta acessar esse link, baixar e instalar o programa em seu computador.

Feito isso, execute o Pitikapp em seu PC e posteriormente abra o app em seu celular Android antigo. O aplicativo no dispositivo vai conectar-se automaticamente com o computador — desde que estejam compartilhando da mesma rede de conexão.

Leia mais:

É natural que ambos os apps estejam “em branco”. Para adicionar novos recursos, basta clicar no menu localizado no canto superior esquerdo, selecionar as ferramentas de monitoramento desejadas e clicar no botão ✔.

Adicionando recursos no Pitikapp

Agora é só clicar no botão de configurações de cada recurso para personalizar os widgets. É possível adicionar um nome para cada ferramenta, bem como mexer no tamanho e nas cores. Ao fazer isso, os widgets no celular Android antigo serão automaticamente atualizados.

Recursos de personalização
Display dos recursos no celular Android antigo

Para deixar os recursos ainda mais personalizados, é possível tocar e segurar nos widgets do dispositivo móvel para reposicioná-los e deixá-los maiores ou menores.

Alterando visual no Pitikapp do dispositivo móvel

Pronto! Agora é só continuar a usar seu PC e monitorar diversos dados de uso em seu celular Android antigo.

Fonte: Genbeta