Conhecido por suas pegadinhas no Dia da Mentira, o Google cancelou, pelo segundo ano consecutivo, as piadas em 1º de abril. A empresa diz que no momento atual, com a pandemia de Covid-19, não há clima para esse tipo de brincadeira.

A gigante das buscas disse em um comunicado interno enviado pelo vice-presidente de marketing da empresa, Marvin Chow, para seus funcionários não fazerem piadas no dia de hoje. Lembrando que o mundo passa por um dos momentos mais críticos da pandemia da Covid-19 e a vacinação ainda segue em estágios iniciais.

“Nós já paramos nossos esforços centralizados para o primeiro de abril, mas sabemos que pode haver projetos menores nas equipes, que não conhecemos. Por favor […] garantam que suas equipes parem qualquer piada que possam ter planejado – interna ou externamente.”, dizia o pedido em 2020.

Google e o Dia da Mentira

Em anos anteriores, o Google fazia pegadinhas de Dia da Mentira e várias de suas plataformas. Em 2019, por exemplo, o Google Maps ganhou o “Jogo da Cobrinha” para comemorar a data. Em outros anos, interações do tip já foram apresentadas. Em 2018, o jogo foi inspirado em “Onde Está Wally”, já em 2014, o game envolvia personagens do Pokémon. Em quase todas as comemorações do dia da mentira, o usuário pode explorar pontos do planeta pelo celular, mas com um olhar e um objetivo diferentes dos do dia a dia.

publicidade

Leia também:

Em 2018 o Google também lançou um detector de piada ruim no Files. O app ganhou um “recurso” que analisa a piada e diz se ela é boa e deve ser enviada, ou se é ruim e deve ser excluída. Segundo o Google, pesquisadores da empresa avaliaram mais de 30.000 piadas com ajuda de comediantes do mundo para desenvolver a ferramenta na época.

Em 2015, a empresa anunciou o “Dial-Up Mode”. Tratava-se de uma nova função do navegador que iria fazer com que a internet do computador “voltasse no tempo” e funcionasse a 56 Kbps.

No Dia da Mentira de 2000, a pegadinha do Google foi apresentar o MentalPlex. Tratava-se de um novo recurso do Google que iria permitir que os usuários utilizassem o poder da mente para realizar pesquisas.

Outra grande inovação que o Google “lançou” em 1º de abril foi o Nose. O recurso tornaria possível sentir aromas diretamente pela tela do computador. Segundo a empresa, 15 TB de arquivos de aromas estavam disponíveis para download, incluindo cheiros de tumbas egípcias e até de fantasmas.

Via Business Insider