Hoje, 1º de abril, comemora-se o popular Dia da Mentira. Para aproveitar a data, a Alexa, inteligência artificial da Amazon, ganhou algumas novas habilidades para brincar com a cabeça dos usuários. Em algumas novas interações, basta que o usuário diga o clássico “bom dia” ou, então, peça para ela contar uma mentirinha.

Ao longo do dia, quando o usuário falar “Alexa, bom dia”, ela responderá: “Boa tarde, já é hora de almoçar. Te peguei! É primeiro de abril. O Dia da Mentira surgiu na França, onde até 1564 o ano começava em 1º de abril. Quando mudou para janeiro, algumas pessoas passaram a receber convites falsos para festas na data antiga.”

publicidade
Imagem: Tyler Nottley/Shutterstock
Em seu primeiro ano no Brasil, a interação “Alexa, bom dia” já foi dita mais de nove milhões de vezes. Imagem: Amazon/Divulgação

Indo além, a assistente virtual ainda cita: “Desconfie de tudo que ouvir, menos de mim. A não ser que você diga ‘Dia da Mentira'”. Nesta segunda interação, a Alexa traz alguma variedade entre as respostas. Por exemplo, após um “Alexa, Dia da Mentira” ou “Alexa, me conte uma mentirinha”, ela poderá responder, entre outros:

  • “Olá, você ativou o modo autodestruição. 3, 2, 1… É brincadeira, te peguei no Dia da Mentira.”
  • “Tocando músicas de Barões da Pisadinha. Brincadeirinha, hoje é o Dia da Mentira”.
  • “Ei, eu preciso que você recarregue minha bateria agora. Estou com apenas 2%. Vou desligar já, já. Agora é 1%. Brincadeira, eu uso eletricidade. Feliz Dia da Mentira.”

Dia da mentira com preocupação

Apesar de ser uma data clássica e de muitas empresas fazerem brincadeiras, especialmente relacionadas com tecnologia, a data tem ganhado certa preocupação. Um ano depois do início da pandemia, além da forte onda de notícias falsas dos últimos tempos, muita gente parece querer evitar qualquer brincadeira do tipo.

publicidade

Leia mais:

O Google, em uma carta interna aos seus funcionários assinada por Marvin Chow, vice-presidente de marketing global da empresa, afirmou que não fará nenhum tipo de brincadeira do tipo. A mesma ação foi tomada em 2020 “em respeito a todos aqueles que lutam contra” a Covid-19.