Conheça o Yoto, o “videogame de áudio” que promete tirar as crianças da frente das telas

Lucas Soares03/04/2021 12h18, atualizada em 03/04/2021 12h19
Yoto, áudio para crianças
Imagem: Divulgação Yoto
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

As telas estão cada vez mais presentes na vida de todos, seja no celular, na televisão ou no computador, sempre estamos na frente de um display luminoso. É pensando nisso que o Yoto foi lançado, a chamada plataforma de áudio infantil possui jogos interativos e histórias para tirar as crianças da frente dos monitores.

Para destacar essa oposição, todo o visual do Yoto é bem rústico. O aparelho funciona a base de cartões físicos, como um toca fitas. O aparelho reconhece esses cards e reproduz o áudio compatível com eles. Não há telas de configuração nem nada desse tipo (apenas um pequeno display para mostrar o placar). A intenção é ser o mais simples e intuitivo possível. Insira o card, aperte o enorme botão na lateral e pronto, o equipamento começa a funcionar.

Claro que para os pais há um aplicativo para controlar a reprodução e opões de conteúdo para ser gravado nos cartões. Sim, o dispositivo chega com alguns cards em branco que podem ser personalizados com novos áudios e jogos.

Yoto, áudio não só para crianças

A parte divertida é que os games são para toda a família e muitos podem ser jogados inclusive à distância. Boa parte dos games do Yoto são de competições, com perguntas e respostas, mas há cada vez opões mais complexas como o Lemonade Stand, que foca em ensinar administração e empreendedorismo em áudio para crianças.

Yoto, áudio para crianças
Imagem: Divulgação Yoto

Também existem histórias interativas como o Yes Site, focado em imaginar o jogador como governante de um reino. Apesar do foco em crianças, a plataforma também está lançando gravações para os pais, com narrativas mais profundas e sérias. O serviço teve um boom de demanda durante a pandemia da Covid-19, em que as famílias estão passando mais tempo em casa.

O entretenimento por áudio, além de tirar a atenção das telas, também pode ser útil para a imaginação e o raciocínio. “A preocupação com o tempo de tela não tem sido apenas as horas em que nossos olhos ficam grudados na tela, mas a superficialidade da maior parte da interação”, Naomi Baron, professora de linguistica da American University em entrevista para o site Technology Review.

Yoto, áudio para crianças
Imagem: Divulgação Yoto

No entanto, o site ressalta que os jogos de áudio (tanto do Yoto como de outras plataformas como Alexa) muitas vezes não são perfeitos para crianças, que ainda estão aprendendo a falar e a entender a pronuncia e acabam se confundindo com a história. De qualquer forma, a plataforma é uma opção de entretenimento saudável para manter as crianças em casa e sem passar tanto tempo na frente do monitor.

Leia mais:


Amazon Prime também é feito para jogadores!

Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.