Só falta decolar: Helicóptero Ingenuity se mantém sozinho em Marte e carrega as baterias para voo histórico

Por Acsa Gomes, editado por Layse Ventura 05/04/2021 21h21, atualizada em 02/07/2021 08h06
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O rover Perseverance, da Nasa, finalmente “desembarcou” o mini-helicóptero Ingenuity em Marte. Agora, falta pouco para o primeiro voo de uma aeronave na superfície de outro planeta.

O processo de desembarque levou uma semana, e começou com a liberação de uma trava que mantinha o aparelho preso embaixo do rover. O Ingenuity caiu de uma altura de dez centímetros até a superfície de Marte.

O próximo passo para o Ingenuity é sobreviver às noites marcianas. O helicóptero vai usar painéis solares durante o dia para absorver energia do sol, e depois um aquecedor terá o desafio de manter a aeronave aquecida depois do escurecer, em temperaturas que podem atingir -95 Cº.

Se tudo der certo, o plano é que ele consiga fazer cinco decolagens de teste dentro de 30 dias. As viagens, que estão marcadas para depois do dia 11, devem ocorrer em uma zona determinada pela Nasa.

A gente fica de olho e mostra tudo para vocês!

Leia também:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.