Após sanar dúvidas de milhões de pessoas durante os últimos 16 anos, o Yahoo Respostas anunciou que vai ser encerrado em maio deste ano. Embora a divulgação seja motivo de tristeza para muitos, é notável como a divisão sobreviveu durante tanto tempo na internet sem investimentos “de peso”.

A boa notícia é que existem muitas opções disponíveis na rede que possuem a mesma finalidade do Yahoo Respostas: disseminar conhecimento e sanar as dúvidas dos usuários.

Talvez as pérolas e os memes dos outros sites com o mesmo propósito não se eternizem como os da finada plataforma, mas as redes sociais certamente vão suprir essa carência.

Como só resta lamentar e seguir em frente, o Olhar Digital separou cinco alternativas ao Yahoo Respostas.

publicidade

Brainly

Site Brainly, similar ao Yahoo Respostas

Similar ao Yahoo Respostas, o Brainly se intitula como uma comunidade de compartilhamento de conhecimento formada por 350 milhões de estudantes e especialistas.

Existem cerca de 25 categorias diferentes, que englobam matérias escolares, cursos de faculdade e até outros idiomas. Como a comunidade é composta por um grande número de usuários, as dúvidas podem ser respondidas mais rapidamente: de acordo com o site, 80% das respostas são dadas em 10 minutos.

Quora

Página inicial do Quora

Criado em 2009, o Quora é uma plataforma de perguntas e respostas. Ao fazer login no site — é possível usar a conta Google ou do Facebook —, o usuário deverá escolher temas e idiomas de interesse para que o Quora elabore um perfil personalizado.

Feito isso, serão direcionadas diversas perguntas relacionadas aos assuntos escolhidos. Além de respondê-las, o usuário poderá seguir outros colaboradores para que suas contribuições e perguntas apareçam automaticamente em seu feed.

É uma mistura de comunidades do finado Orkut em um layout bem semelhante ao do Facebook.

Leia mais:

Answers

Página inicial do Answers, site com a mesma finalidade do Yahoo Respostas

O site é bem parecido com o Quora: existem diversas categorias que o usuário pode escolher antes de responder ou criar uma pergunta.

O único problema é que a plataforma toda é em inglês. No entanto, vale usar alguma ferramenta auxiliar na formulação das perguntas e respostas. Quem sabe não tiram a sua dúvida do outro lado do mundo?

Reddit

Página inicial do Reddit

Popular na internet, o Reddit revelou no fim do ano passado que sua comunidade possui uma base de 52 milhões de usuários ativos.

Na verdade, o site é uma espécie de compilado de tópicos em que usuários discutem sobre diversos temas. A finalidade não é a mesma do que o Yahoo Respostas, mas muitas perguntas costumam gerar debates e discussões entre os membros da comunidade.

O único problema é que pode ser difícil encontrar alguma resposta “séria”. Embora sempre exista alguém online com boas intenções, a comunidade é conhecida no mundo inteiro por “trollagens”.

Sites de busca

Ilustração representando as ferramentas de busca

Talvez o usuário não encontre as mesmas respostas do que a finada plataforma do Yahoo, mas os sites de busca como Google, Bing e DuckDuckGo certamente ajudarão a sanar as dúvidas.

Vale “dividir” as dúvidas: tente fazer perguntas apenas com as palavras-chave do questionamento. Se necessário, faça uma primeira busca para depois pesquisar o restante da dúvida.