Arco-íris marciano: o que será que formou um arco íris em Marte? Mistério permanece

Por Acsa Gomes, editado por Layse Ventura 06/04/2021 19h14, atualizada em 02/07/2021 08h06
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma imagem capturada pelo rover Perseverance no último domingo na superfície de Marte está intrigando os cientistas. Feita com uma das câmeras usadas para detectar e evitar obstáculos, ela mostra o que parece ser um arco-íris no céu do planeta.

Na Terra, os arcos-íris surgem após as chuvas, quando gotículas de água suspensas na atmosfera agem como prismas e decompõem a luz branca do Sol na cores primárias. Mas em Marte não há chuva, portanto um arco-íris não deveria existir.

A Nasa ainda não deu uma explicação oficial para o fenômeno, e há várias teorias. Uma é que ele seria causado pela luz refletida por minúsculas partículas de poeira em suspensão na atmosfera marciana.

Outra possibilidade, é que o fenômeno seja causado por partículas de gelo, e não de água, em suspensão na atmosfera.

Por fim, a terceira possibilidade é que o “arco” não exista. Ele seria uma ilusão de ótica, causado por raios de luz refletindo no interior da lente da câmera.

Mas por enquanto, o mistério permanece.

A outra imagem foi registrada pelo helicóptero Ingenuity, agora totalmente independente. Em baixa resolução, a imagem mostra rochas no solo e parte de duas rodas do rover Perseverance.

Se tudo correr como programado, o Ingenuity deve realizar o primeiro voo motorizado na superfície de outro planeta já no próximo domingo!

E claro, a gente vai mostrar tudo para vocês.

Leia também:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Acsa Gomes
Redator(a)

Acsa Gomes é formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela FAPCOM. Chegou ao Olhar Digital em 2020, como estagiária. Atualmente, faz parte do setor de Mídias Sociais.

Layse Ventura
Editor(a) SEO

Layse Ventura é jornalista (Uerj), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (Ufsc) e pós-graduada em BI (Conquer). Acumula quase 20 anos de experiência como repórter, copywriter e SEO.